Em leilão, ruralistas arrecadam R$ 1 milhão para ações contra índios, presidente da FETEMS que se opôs a esta barbárie é ameaçado de morte

Escrito en BLOGS el

A primeira jornalista a denunciar o criminoso leilão de ruralistas com a participação da bancada ruralista deputados e senadores pra arrecadar dinheiro com objetivo de financiar ações contra retomadas de áreas indígenas foi Karina Vilas Boas, hoje o MST publicou que o leilão foi realizado e arrecadou 1 milhão!

Karina hoje me informa que pela luta dos sindicalistas da FETEMS contra a violência indígena praticada pelos ruralistas o presidente da FETEMS está sob ameaça de morte.

Veja também: Nós não temos os medos da Regina Duarte. E você?

Nota da CNTE em defesa da vida do presidente da FETEMS 09/12/2013 15:06h

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa de mais de 3 milhões de profissionais da educação básica pública no país, vem a público cobrar das autoridades Federais e do Estado de Mato Grosso do Sul, imediata investigação às ameaças de morte sofridas pelo presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul – FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, bem como medidas protetivas ao sindicalista, que se encontra engajado na luta contra a pretensão de fazendeiros de arrecadarem fundos para a compra de armas e a contratação de seguranças armados para enfrentar os indígenas no Estado.

As ameaças sofridas por Roberto Botareli assemelham-se a outras que sindicalistas de todo país estão submetidos, por estarem engajados na luta contra desmandos de grupos reacionários que insistem em afrontar a lei e os direitos humanos no país.

A CNTE reitera o pedido da Central Única dos Trabalhadores – CUT ao Ministro da Justiça e à Presidência da República, para que a Polícia Federal e outros órgãos de repressão a crimes federais intercedam nas investigações às ameaças sofridas pelo presidente da FETEMS, uma vez que os indícios dos fatos vinculam tais ameaças à preocupante luta dos povos indígenas em Mato Grosso do Sul.

A CNTE espera que medidas urgentes e eficazes sejam tomadas pelas autoridades competentes, a fim de proteger a vida de Roberto Botareli e de garantir os princípios do Estado Democrático de Direito na questão que envolve a disputa de terras indígenas no país, em especial em Mato Grosso do Sul. Brasília, 9 de dezembro de 2013 Roberto Franklin de Leão Presidente

Em Leilão da Resistência, ruralistas arrecadam R$ 1 milhão para ações contra índios

Por MST

10/12/2013

Intitulado como o “Leilão da Resistência”, figuras políticas e produtores rurais organizaram evento neste sábado (7) para levantar dinheiro com o objetivo de financiar ações contra retomadas de áreas indígenas.

Segundo reportagem de Nealla Machado, publicada originalmente no MidiamaxNews (7/12), o evento organizado por pecuaristas do Mato Grosso do Sul (MS) contou com cerveja e espetinhos.

“Essa é a resistência democrática que o MS levanta nesse momento. Chega de desrespeito ao cidadão que faz e que produz”, declarou o deputado federal pelo estado de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM).

Quem também marcou presença foi a senadora por Tocantins, Kátia Abreu (PSD). Em sua fala, a parlamentar teceu pesadas críticas à Funai (Fundação Nacional do Índio), a qual considera ser “falida, retrógrada e atrasada”.