Enquanto existirem Barbosas e Saletes - Parte Final

Escrito en BLOGS el

Parte Final

José Arbex Júnior, in revista Caros Amigos, fevereiro de 1999

Neoliberalismo, utopia reacionária

E porque o ser humano é tudo isso, a história jamais terá fim. Enquanto existirem Barbosas e Saletes, tudo o que é humano continuará a surpreender, a escapar a toda lógica, a desafiar os mais cuidadosos cálculos, estratégias e prognósticos. É, precisamente, essa percepção que assusta as elites. A condição para que o neoliberalismo continue a prevalecer é manter os indivíduos atomizados, fragmentados, convencidos de que vivemos o "fim da história", a consagração de uma certa concepção de mundo que elimina a busca de sociedades mais justas, mais democráticas, mais solidárias, menos cruéis. A busca do melhor sistema social e político, dizem os ideólogos neoliberais, foi encerrada com a queda do Muro de Berlim, em 1989. O fracasso do socialismo demonstrou a superioridade do sistema baseado na crua disputa entre os homens, também conhecido como economia de mercado. A natureza humana é necessariamente cruel – dizem os darwinistas sociais de nossa época – e nada há que possa ser feito para remediar esse fato.

Mas o gesto sacrifical de Barbosa, tanto quanto a dor de estar viva de Salete, nada têm a ver com o cinismo do salve-se-quem-puder. Subvertem a lógica do mundo reagan-thatcherista em que cada um cuida de seus próprios interesses, sem se importar com a precariedade dos outros. A compaixão, a generosidade, o sentimento de honra e dignidade, senhores ideólogos, existem, não dependem do tamanho da conta bancária e não raro falam mais alto do que a disputa pela sobrevivência individual. O fim da história não passa de uma utopia reacionária, que tenta congelar, controlar o ser, eliminar aquilo que escapa ao controle. Há um espaço que não pode ser e jamais será privatizado ou colonizado, o espaço em que se dá a troca dos valores perenizados pelo estatuto do humano. Mesmo porque o jogo de dados - dizia Mallarmé - jamais eliminará o acaso. Isso será assim, enquanto o ser humano existir.

Para ler as demais partes do artigo acesse os links abaixo Enquanto existirem Barbosas e Saletes - Parte 1 Enquanto existirem Barbosas e Saletes - Parte 2 Enquanto existirem Barbosas e Saletes - Parte 3 Enquanto existirem Barbosas e Saletes - Parte 4 Enquanto existirem Barbosas e Saletes - Parte 5 Enquanto existirem Barbosas e Saletes - Parte 6 Enquanto existirem Barbosas e Saletes Parte Final