BLOG DO ROVAI

PT fecha apoio a Lira na Câmara e Haddad será ministro da Fazenda

Entre aqueles que frequentam o CCBB, onde acontece a transição do governo, é unanimidade que Fernando Haddad será o ministro da Fazenda de Lula.

Lula e Fernando Haddad em evento na USP, capital paulista.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en BLOGS el

Ainda não é oficial, mas já não é mais segredo que o PT deve anunciar em breve o apoio de sua bancada à reeleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara. A conta do partido é de que seria trágico para Lula começar seu terceiro mandato com uma derrota no Congresso. E na visão desses parlamentares Lira não perde mais.

A decisão ainda não foi anunciada porque Lula gostaria de um gesto do ex-grande aliado de Bolsonaro. O gesto seria a aprovação dos recursos para Bolsa Família por 4 anos fora do teto.

Lira, porém, hesita. Quer inverter a ordem. O PT e Lula declaram apoio a sua reeleição e ele encaminha a aprovação do projeto.

A decisão do PT pode ser fatal para que o PSOL não entre no governo Lula. Há no partido um quase consenso de que não dá para estar numa mesma canoa onde esteja Lira.

Alguns deputados petistas também devem se rebelar e apoiar outra candidatura. Mas nada que atrapalhe a reeleição do pepista.

Haddad na Fazenda

Entre aqueles que frequentam o CCBB, onde acontece a transição do governo, é unanimidade que Fernando Haddad será o ministro da Fazenda de Lula. O presidente teria esperado um tempo antes de anunciá-lo para testar a reação não só do mercado, mas também do setor político. 

Daqui e dali houve fogo amigo contra o ex-prefeito, como o de que ele teria pouca habilidade para negociar com o Congresso, mas nada mais do que isso. Lula teria julgado que Haddad passou no teste e pretende anunciá-lo já na semana que vem como um dos primeiros nomes do seu gabinete.