DEMOCRACIA BRASILEIRA

Alexandre de Moraes, PCO, a liberdade de expressão e as milícias bolsonaristas

Agiu errado o ministro? Cometeu excessos? Deveria ter tomado essas decisões consultando o pleno do Supremo e não de forma monocrática? Do ponto de vista teórico, em condições normais de temperatura e pressão, isso poderias ser discutido. Hoje não, violão

Allan dos Santos, Alexandre de Moraes e Rui Costa Pimenta.Créditos: Edição de imagens.
Escrito en BLOGS el

O ministro do STF Alexandre de Moraes incluiu o Partido da Causa Operária (PCO) no inquérito das fake news e determinou o bloqueio das contas do partido nas redes sociais. Dois dias antes o PCO havia pedido em nota a dissolução do Supremo.

A ação de Moraes não foi questionada por nenhum parlamentar do PT, PSOL ou PCdoB e nem por lideranças do campo progressista. Nem sequer por sites que abrigavam o presidente do PCO, Rui Costa Pimenta, entre os seus comentaristas.

Apenas alguns militantes mais à esquerda questionaram o fato de que o ato poderia liberar Moraes para ações semelhantes contra veículos progressistas ou outras lideranças políticas.

A verdade é que o risco de o STF ou algum de seus ministros abusar de suas prerrogativas sempre existiu. No caso recente de Lula isso aconteceu.

Mas a situação atual é bastante distinta. A democracia brasileira (liberal e burguesa) está sob ataque. E não de revolucionários esquerdistas que têm sob controle milhões de operários e camponeses e que avançam para o Planalto Central.

Ela está sob ataque de milicianos e fascistas que têm seu representante no comando do país, umas duas centenas de congressistas e boa parte dos militares e policiais.

Esse pessoal ameaçou invadir o Supremo no último 7 de setembro. Fizeram caminhonatas de várias partes do país bancadas por ruralistas e usaram as redes para incendiar uma sublevação.

Ela não ocorreu e Bolsonaro teve que recuar enquanto Moraes avançou pedindo a prisão de vários daqueles que atentaram contra o STF.

Agiu errado o ministro? Cometeu excessos? Deveria ter tomado essas decisões consultando o pleno do Supremo e não de forma monocrática? Do ponto de vista teórico em condições normais de temperatura e pressão isso poderias ser discutido. Hoje não, violão.

Neste momento é necessário garantir o funcionamento das instituições dentro da lógica da democracia liberal e burguesa. Sim, exatamente isso. Porque é o que pode nos salvar da barbárie.

Ao convocar a dissolução do STF o PCO fez o mesmo que os bolsonaristas.

Aí você pode me dizer:

- Mas eles não são milicianos, Rovai. E essa galera sequer tem um estilingue...

E isso faz diferença do ponto de vista legal? Um partido não pode ameaçar a democracia e se vier a fazê-lo deve ser punido. Se for revolucionário de verdade então tem que ter condições de assegurar suas ousadias na luta.

Ou seja, se o STF fraqueja com o PCO ele vai permitir o avanço do fascismo. Não dá pra deixar que a turma do Rui Costa Pimenta peça o fechamento do STF e que os milicianos de Bolsonaro sejam punidos por isso.

Além disso, incluir o PCO na investigação das fake news é algo mais do que necessário e justo. O partido vinha usando suas redes sociais bancadas por fundo partidário para difamar e injuriar pessoas do campo progressista. Fez isso com Boulos, Juliano Medeiros, Juliana Furno, Márcia Tiburi, Cynara Menezes, Kiko Nogueira e também este articulista.

Aliás, o PCO usava suas redes para atacar pessoas do campo progressista e não da extrema-direita.

Eles defenderam Monark quando este se posicionou a favor da criação de um partido nazista, Robinho quando acusado e condenado por estupro, Bolsonaro por defender a não obrigatoriedade da vacina, foram contra as urnas eletrônicas, viviam na Jovem Pan e por aí vai.

O PCO passou a ser um aliado tático do bolsonarismo nas redes e por isso a solidariedade que recebeu desde que foi punido foram de “lideres” como Alan do Santos.

E se defendiam Lula agora, o massacraram quando estava no governo. Até 2010 Lula era tratado como o maior corrupto da história no site do partido, como o bandido do mensalão.

Ou seja, o PCO não deve ser tratado como um partido de esquerda. Simplesmente porque não é. Trata-se de uma familiocracia nos moldes de outras, como a família Bolsonaro, Le Pen e Fujimori. Só que com menos votos e representação.

É mais do que justo agora investigar o que tem sido feito com o fundo partidário a que o PCO tem acesso. Se esse dinheiro foi desviado, por exemplo, para projetos heterodoxos ou pessoais.

Quem sustentou e normalizou esse projeto até agora também é cúmplice. Já faz tempo que na Fórum denunciamos os graves abusos cometidos por esse grupo. Agora é com a justiça. Que nem sempre acerta, mas que neste caso procede de acordo com as necessidades objetivas do período social e político que vivemos.