BLOG DO ROVAI

Sete notas sobre o debate da Band/Uol: quem ganhou e quem perdeu

Lula escolheu uma estratégia de evitar o confronto com Bolsonaro que veio preparado exatamente para fazer o oposto.

Lula no debate na Band.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en BLOGS el

1) O debate teve uma audiência maior do que a esperada. Só no YouTube da Band até às 9h da manhã desta segunda-feira (29) as visualizações batiam em 8,3 milhões.

2) A repercussão nas redes também foi imensa. Pela análise de redes feita pela equipe do DataFórum, ela representou aproximadamente 60% da repercussão da entrevista do JN com Lula, que foi o ponto alto dessas eleições até o momento.

3) Lula escolheu uma estratégia de evitar o confronto com Bolsonaro que veio preparado exatamente para fazer o oposto. Isso ficou claro no primeiro embate entre os dois no segundo bloco, o que faz com que sua participação esteja sendo mal avaliada pela militância. A ver o que o povão achou disso nas próximas pesquisas.

4) Tebet foi o destaque da noite assumindo uma posição mais dura com o atual presidente, o que mostra que não se pode normalizá-lo. É preciso assumir riscos e ir para o confronto atacando-o de forma firme.

5) Ciro foi bem em alguns momentos, mas a gravação que vazou da cena em que ri enquanto Bolsonaro ataca Vera Magalhães deve lhe custar muito mais do que o que ganhou. A ver.

6) Soraya e Luiz Felipe D'Avila saíram como entraram: não pontuaram.

7) Bolsonaro foi o grande derrotado da noite porque atacou uma mulher de maneira absolutamente grosseira quando precisa derrubar rejeição neste segmento do eleitorado. Sua militância adorou e vai fazer muito barulho nas redes. Mas falar pro cercadinho ele já o faz há 4 anos. Seu desafio era convencer os indecisos. E pelo Datafolha ele foi o pior avaliado numa pesquisa qualitativa com esses eleitores.