BLOG DO ROVAI

CPMI do Golpe não vai ser calminha, esqueçam...

Os membros ligados ao governo Lula não terão outra escolha a não ser convocar os golpistas. Aqueles dos atos terroristas no dia 12 e dezembro de 2022 e do dia 8 de janeiro deste ano. Que além desses eventos ainda quase explodiram um aeroporto no dia 24 de dezembro

Créditos: Agência Brasil (Joédson Alves) - Bolsonaristas vandalizaram sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro
Escrito en BLOGS el

A CPMI do golpe teve início com a escolha dos membros da mesa que coordenarão os trabalhos. A relatora é uma mulher maranhense e nordestina, que enfrentou desrespeito na primeira sessão, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA). O presidente será o deputado Arthur Maia (União-BA), o senador Cid Gomes (PDT-CE), primeiro vice-presidente e o senador Magno Malta (PL-ES), segundo vice-presidente. Não é uma mesa, por assim dizer, alvissareira para o governo. Aliás, Malta deveria estar no banco dos réus depois do que falou sobre Vinicius Jr. e não como mesa de uma CPMI.

O PT indicou os deputados Rogério Correia (MG), Rubens Pereira Júnior (MA), Carlos Veras (PE) e a delegada Adriana Accorsi (GO). E pela bancada no Senado, os senadores Fabiano Contarato (ES), Rogério Carvalho (SE) e Augusta Brito (CE).

Os dois Rogérios têm experiência de CPI, como também o senador Fabiano Contarato. Não é um time de inexperientes.

O MDB acabou não indicando o senador Renan Calheiros para evitar conflitos com Arthur Lira, já que Lira não o quer sob holofotes.

Mas o fato é que no Congresso Nacional, até mesmo os políticos mais discretos e menos habilidosos conseguem consertar um relógio suíço usando luvas de boxe.

Não tem bobo lá. Quem estiver na CPI se vier a ver um cavalo passando selado, vai subir nele.

E os membros ligados ao governo Lula não terão outra escolha a não ser convocar os golpistas. Aqueles dos atos terroristas no dia 12 e dezembro de 2022 e do dia 8 de janeiro deste ano. Que além desses eventos ainda quase explodiram um aeroporto no dia 24 de dezembro, como uma bomba que foi produzida perto de um quartel, ao lado de um centro de investigação militar.

A base do governo terá de chamar essas pessoas para depor, não há outra alternativa. Terão de chamar George Washington para depor, General Heleno e gente deste naipe.

Não tem como os parlamentares que lá estiverem não irem pra cima deles.

A CPI será tumultuada. Haverá muito caos.

Engana-se quem acha que é possível abrir uma CPMI como essa pra deixá-la morna. E se tentarem escondê-la, a vítima nesse caso será a democracia, porque os bolsonaristas-terroristas sairão ilesos.

É preciso que surjam os deputados, senadores e empresários envolvidos no financiamento desses atos. Eles são o fio do novelo do golpe.

A porteira foi aberta e, em prol da democracia, não se pode ocultar o que ocorreu nos dias 12 de dezembro e 8 de janeiro de 2023. Sem esquecer da tentativa de explosão do aeroporto.

Isso é tudo que temos para hoje. Saudações a todas, todos e todes.