Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
13 de junho de 2019, 20h07

Após trapalhada no partido de Bolsonaro, oposição formaliza convite para Glenn Greenwald ser ouvido na Câmara

O jornalista é editor do site The Intercept Brasil, responsável pelas reportagens com vazamentos de conversas entre o ministro Sergio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol

Foto: Arquivo

Deputados da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados apresentaram na noite desta quinta-feira (13) requerimento para que que o jornalista Glenn Greenwald seja convidado a prestar esclarecimentos sobre as conversas publicadas pelo site The Intercept Brasil entre o ex-juiz e ministro da Justiça, Sérgio Moro, e os procuradores da República que atuam no âmbito da Operação Lava Jato. A peça é assinada em conjunto pelos deputados Camilo Capiberibe (PSB-AC), Carlos Veras (PT-PE), Márcio Jerry (PCdoB-MA) e Tulio Gadelha (PDT-PE).

Nessa quarta, em uma articulação completamente atrapalhada, deputados do PSL apresentaram requerimento para convocar Glenn, porém retiraram de pauta de última hora porque o ofício foi apoiado pelos deputados da oposição.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

O deputado Luís Miranda (DEM-DF) resumiu a confusão ao dizer que planejava votar a favor do requerimento, mas que “se a esquerda gostou, é porque é ruim”, passando, então, a defender a retirada.

Miranda tentou justificar a retirada usando como base um argumento do deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) de que o pedido misturava vazamento irregular da conversa com a publicação feita pelo site. “Uma matéria não vaza irregularmente. Uma matéria é uma coisa, vazamento é outra. Tem que haver uma correção, porque, senão, nós estamos aqui cumprindo um papel de julgadores”, disse Freixo, ao que Miranda respondeu. “Vamos remover o requerimento, então, presidente, está prejudicado”.

Ao declarar apoio ao requerimento, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB) disse “voto com o meu grande amigo Daniel Silveira”, antes de terminar a frase rindo.

Ao final, o deputado Daniel Silveira, autor da proposta, não retirou o requerimento, mas a votação do mesmo foi adiada para a próxima semana.

O requerimento da oposição deve ser analisado pela CDH a partir de terça-feira (18) da semana que vem em sessão ordinária.

Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum