Após trapalhada no partido de Bolsonaro, oposição formaliza convite para Glenn Greenwald ser ouvido na Câmara

O jornalista é editor do site The Intercept Brasil, responsável pelas reportagens com vazamentos de conversas entre o ministro Sergio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol

Foto: Arquivo
Escrito en POLÍTICA el
Deputados da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados apresentaram na noite desta quinta-feira (13) requerimento para que que o jornalista Glenn Greenwald seja convidado a prestar esclarecimentos sobre as conversas publicadas pelo site The Intercept Brasil entre o ex-juiz e ministro da Justiça, Sérgio Moro, e os procuradores da República que atuam no âmbito da Operação Lava Jato. A peça é assinada em conjunto pelos deputados Camilo Capiberibe (PSB-AC), Carlos Veras (PT-PE), Márcio Jerry (PCdoB-MA) e Tulio Gadelha (PDT-PE). Nessa quarta, em uma articulação completamente atrapalhada, deputados do PSL apresentaram requerimento para convocar Glenn, porém retiraram de pauta de última hora porque o ofício foi apoiado pelos deputados da oposição. Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo O deputado Luís Miranda (DEM-DF) resumiu a confusão ao dizer que planejava votar a favor do requerimento, mas que “se a esquerda gostou, é porque é ruim”, passando, então, a defender a retirada. Miranda tentou justificar a retirada usando como base um argumento do deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) de que o pedido misturava vazamento irregular da conversa com a publicação feita pelo site. “Uma matéria não vaza irregularmente. Uma matéria é uma coisa, vazamento é outra. Tem que haver uma correção, porque, senão, nós estamos aqui cumprindo um papel de julgadores”, disse Freixo, ao que Miranda respondeu. “Vamos remover o requerimento, então, presidente, está prejudicado”. Ao declarar apoio ao requerimento, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB) disse “voto com o meu grande amigo Daniel Silveira”, antes de terminar a frase rindo.
Ao final, o deputado Daniel Silveira, autor da proposta, não retirou o requerimento, mas a votação do mesmo foi adiada para a próxima semana.
O requerimento da oposição deve ser analisado pela CDH a partir de terça-feira (18) da semana que vem em sessão ordinária.