Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

Fórumcast, o podcast da Fórum
26 de setembro de 2019, 12h34

“Até Aras reconhece erros da Lava Jato e necessidade de correções”, avalia deputado

Durante sabatina no Senado, Aras adotou discurso moderado, diferente da linha que vinha seguindo publicamente, e ‘deixou escapar’ que a Lava Jato tem problemas que precisam ser corrigidos

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado federal e vice-líder do PCdoB na Câmara, Márcio Jerry (MA), defendeu nessa quarta-feira (25), correções à Lava Jato, após o subprocurador-geral Augusto Aras reconhecer que a Operação necessita de ajustes. A fala ocorreu durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, que aprovou sua indicação para ser chefe da Procuradoria Geral da República (PGR).

Aras adotou discurso moderado, diferente da linha que vinha seguindo publicamente, e ‘deixou escapar’ que a Lava Jato tem problemas. “Defendo que a boa Lava Jato seja incorporada a todo Ministério Público (…) Pretendemos que seja reposto na Lava Jato a impessoalidade”, disse.

Ao comentar o caso, Jerry explicou alguns pontos implícitos na fala do subprocurador.

“Até Aras reconhece erros da Lava Jato e necessidade de correções. Se tem a “boa” Lava Jato, é porque tem a Lava Jato “ruim”. E se é necessário “repor” a impessoalidade, é porque existe “pessoalidade”. Ou seja, parte importante de nossas críticas à Lava Jato reconhecidas pelo novo PGR como corretas”, escreveu o deputado.

A legitimidade da Operação Lava Jato foi colocada em xeque após diversas denúncias de irregularidades serem reveladas pelo site The Intercept Brasil e jornais como Folha de São Paulo, El Pais, entre outros.

O principal caso envolve a condenação ilegal do ex-presidente Lula, que abriu caminho para Jair Bolsonaro (PSL) vencer as eleições presidenciais. Na sequência, o então juiz Sérgio Moro, responsável pela operação, foi nomeado Ministro da Justiça. As revelações vieram à tona apenas no início de junho deste ano.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum