Bolsonaro larga na frente como presidente mais mentiroso após vídeo falso sobre baleias na Noruega

Em 226 dias como presidente, Bolsonaro deu 244 declarações falsas ou distorcidas, segundo o Aos Fatos. Mesmo alertado de que informação sobre mortes de baleias é falsa, o post não foi apagado do perfil presidencial

Desconhece-se na história recente do Brasil um presidente que divulga tanta informação falsa ou distorcida em tão pouco tempo. Quando as notícias limitavam-se à realidade do país, ok, [ok não, mas vamos lá!]. Mas e agora que Jair Bolsonaro (PSL) usa claramente uma informação falsa para atacar a Noruega, um país escandinavo que semana passada cortou ajuda financeira para o Fundo Amazônia?

Na noite desse domingo (18), Bolsonaro postou no Twitter um vídeo com cenas de uma caça em massa de baleias, que, abatidas na praia, tingiam as águas do mar de vermelho.

“Em torno de 40% do Fundo Amazônico vai para as… ONGs, refúgio de muitos ambientalistas. Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega”, diz a postagem.

A quantidade de visualizações no conteúdo falso se aproxima de 1 milhão de apenas no Twitter, sem contar os usuários que reproduzem em outras mídias a “informação” divulgada por Bolsonaro.

O tuíte de Bolsonaro provocou indignação em alguns internautas porque a notícia é declaradamente falsa.

Internautas informaram ao presidente que as imagens foram captadas pela ONG norte-americana Sea Shepherd, que atua em defesa da vida marinha e que ocorreu nas Ilhas Faroe, um território dependente da Dinamarca, no Atlântico Norte.

Apesar do alerta, o vídeo continua disponível na conta oficial do presidente, sem nenhuma retratação ou pedido de desculpas.

Mentira como método

Mas não é novidade que Bolsonaro seja apegado à mentira: em 226 dias como presidente, Bolsonaro deu 244 declarações falsas ou distorcidas, segundo monitoramento do Aos Fatos, que criou uma página exclusiva para checar semanalmente as mentiras do presidente.

Se ainda não ficou claro para a maioria da população, este colunista ajuda a entender: o presidente conscientemente opta por divulgar fake news porque não lhe resta outra alternativa: os dados do INPE sobre o crescimento do desmatamento são reais e ameaçam a distribuição de chuvas no centro-oeste do Brasil e na America do Sul como um todo.

Ainda é cedo para medir os impactos de mais esse ataque de Bolsonaro ao povo norueguês ou se haverá alguma retaliação. O que se conclui até agora é que essa fake news sobre as baleias envergonha ainda mais o Brasil no cenário internacional.

Bem verdade, se houver um prêmio internacional a presidentes que mentem diariamente para seu povo, certamente Bolsonaro estará no TOP3 do ranking. Quer apostar?

Avatar de George Marques

George Marques

Jornalista e Relações Públicas pela Faculdade JK de Brasília. É também especialista em comunicação pública e comunicação política no legislativo, tendo já sido indicado ao Prêmio Comunique-se de Jornalismo Político. Já trabalhou na cobertura de política para o site The Intercept Brasil e Metrópoles. É colunista da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR