Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

19 de agosto de 2019, 13h18

Bolsonaro larga na frente como presidente mais mentiroso após vídeo falso sobre baleias na Noruega

Em 226 dias como presidente, Bolsonaro deu 244 declarações falsas ou distorcidas, segundo o Aos Fatos. Mesmo alertado de que informação sobre mortes de baleias é falsa, o post não foi apagado do perfil presidencial

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Desconhece-se na história recente do Brasil um presidente que divulga tanta informação falsa ou distorcida em tão pouco tempo. Quando as notícias limitavam-se à realidade do país, ok, [ok não, mas vamos lá!]. Mas e agora que Jair Bolsonaro (PSL) usa claramente uma informação falsa para atacar a Noruega, um país escandinavo que semana passada cortou ajuda financeira para o Fundo Amazônia?

Na noite desse domingo (18), Bolsonaro postou no Twitter um vídeo com cenas de uma caça em massa de baleias, que, abatidas na praia, tingiam as águas do mar de vermelho.

“Em torno de 40% do Fundo Amazônico vai para as… ONGs, refúgio de muitos ambientalistas. Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega”, diz a postagem.

A quantidade de visualizações no conteúdo falso se aproxima de 1 milhão de apenas no Twitter, sem contar os usuários que reproduzem em outras mídias a “informação” divulgada por Bolsonaro.

O tuíte de Bolsonaro provocou indignação em alguns internautas porque a notícia é declaradamente falsa.

Internautas informaram ao presidente que as imagens foram captadas pela ONG norte-americana Sea Shepherd, que atua em defesa da vida marinha e que ocorreu nas Ilhas Faroe, um território dependente da Dinamarca, no Atlântico Norte.

Apesar do alerta, o vídeo continua disponível na conta oficial do presidente, sem nenhuma retratação ou pedido de desculpas.

Mentira como método

Mas não é novidade que Bolsonaro seja apegado à mentira: em 226 dias como presidente, Bolsonaro deu 244 declarações falsas ou distorcidas, segundo monitoramento do Aos Fatos, que criou uma página exclusiva para checar semanalmente as mentiras do presidente.

Se ainda não ficou claro para a maioria da população, este colunista ajuda a entender: o presidente conscientemente opta por divulgar fake news porque não lhe resta outra alternativa: os dados do INPE sobre o crescimento do desmatamento são reais e ameaçam a distribuição de chuvas no centro-oeste do Brasil e na America do Sul como um todo.

Ainda é cedo para medir os impactos de mais esse ataque de Bolsonaro ao povo norueguês ou se haverá alguma retaliação. O que se conclui até agora é que essa fake news sobre as baleias envergonha ainda mais o Brasil no cenário internacional.

Bem verdade, se houver um prêmio internacional a presidentes que mentem diariamente para seu povo, certamente Bolsonaro estará no TOP3 do ranking. Quer apostar?


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum