Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

10 de junho de 2019, 19h39

Câmara recebe primeiros requerimentos para convocar Sérgio Moro após vazamento de conversas

Apresentado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), documento ressalta que mensagens mostram o então juiz federal Sérgio Moro atuando em conluio com procuradores do Ministério Público para prejudicar Lula

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados recebeu na tarde desta segunda-feira (10) os primeiros requerimentos contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, após o The Intercept Brasil revelar atuação combinada entre ele e o procurador Deltan Dallagnol nos processos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Apresentado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), um requerimento diz respeito a uma audiência pública com o objetivo de esclarecer o conteúdo das mensagens entre eles. E o outro diz respeito à convocação de Moro para prestar esclarecimentos aos parlamentares.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

O PSOL ficou de apresentar também requerimentos de convocação, porém o pedido ainda não havia sido protocolado até início da noite dessa segunda.

No documento, Correia aponta que nas mensagens o então juiz federal foi muito além do papel que lhe cabia quando julgou casos da Lava Jato.

“Em diversas conversas privadas, até agora inéditas, Moro sugeriu ao procurador que trocasse a ordem de fases da Lava Jato, cobrou agilidade em novas operações, deu conselhos estratégicos e pistas informais de investigação, antecipou ao menos uma decisão, criticou e sugeriu recursos ao Ministério Público e deu broncas em Dallagnol como se ele fosse um superior hierárquico dos procuradores e da Polícia Federal”, diz trecho do requerimentp.

Veja também:  Sem impostos, igrejas dobram receita em oito anos, com faturamento de R$ 24,2 bi em 2013

O The Intercept Brasil publicou três reportagens mostrando discussões internas e atos controversos, politizados e legalmente duvidosos da força-tarefa da Lava Jato, coordenada por Dallagnol em colaboração com Moro.

A série de matérias se baseiam em arquivos inéditos de textos, áudios, vídeos, fotos e documentos judiciais enviados por fonte anônima e foi reproduzida em inglês no The Intercept. O conteúdo completo envolve diversas lideranças políticas brasileiras e estrangeiras, além dos últimos presidentes brasileiros.

Os requerimentos apresentados por Correia foram protocolados na Comissão de Trabalho e devem ser analisados pela Casa nos próximos dias.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum