Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
13 de março de 2019, 21h28

CCJ é instalada na Câmara e Francischini é eleito presidente do colegiado

CCJ terá de analisar se proposta de Reforma da Previdência do governo Bolsonaro está de acordo com a Constituição

Foto: Oliver Kornblihtt/Mídia Ninja

A Câmara dos Deputados instalou na noite desta quarta-feira (13) a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante da Casa. O colegiado analisará, entre outras pautas, a proposta de Reforma da Previdência.

Líderes ouvidos pelo blog criticaram a tentativa de deputados governistas de atropelarem o regimento. “Aqui não terá tempo fácil para o Governo. Vamos defender que seja cumprido rigorosamente os prazos de discussão e tramitação da Reforma”, ponderou o deputado José Guimarães (PT-CE).

“A comissão começa mal quando a população e servidores credenciados da Casa sejam impedidos de acompanhar a sessão”, ponderou a Talíria Petrone (PSOL-RJ).

Maria do Rosário (PT-RS) manifestou preocupação sobre a forma que será conduzido os trabalhos no colegiado. “Nos preocupa a postura do PSL nesta comissão. Se apresentarem o mesmo comportamento antidemocrático do plenário na tentativa de atropelar o regimento teremos problema”, ponderou.

Por se tratar de emenda à Constituição (PEC), a reforma da Previdência só seguirá para o Senado se tiver o apoio de pelo menos 308 dos 513 deputados, em dois turnos de votação.

Sobre o presidente

Deputado de primeiro mandato, Felipe Francischini (PSL-PR), de 27 anos, foi eleito com 47 votos de 66 para presidir a comissão. Por um acordo do partido o PSL na CCJ deve funcionar em uma escala de revezamento anual.

Leia também
Defensor do ‘escola sem partido’ e admirador de Trump será presidente da CCJ na Câmara

A ideia do colegiado é que o deputado novato ocupe o cargo este ano e passe a cadeira para Marcelo Freitas (MG) e Bia Kicis (DF). Foi essa a forma encontrada para se alcançar um consenso entre os interessados na vaga.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum