Comissão de Direitos Humanos da Câmara aprova criminalização da homofobia

Projeto de Maria do Rosário (PT-RS) pune a discriminação por orientação sexual, identidade de gênero, religião, condição de migrante, refugiado ou pessoas deslocadas de sua região por catástrofes e conflitos

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Escrito en LGBTQIAP+ el
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira (5) projeto de lei (PL 7582/2014) que criminaliza a homofobia e discriminação ou restrição de direitos de LGBTIs. De autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS), o projeto define um rol de crimes de ódio e intolerância e cria mecanismos para impedi-los. “Se nós queremos enfrentar a violência totalmente no Brasil nós devemos constituir um instrumento real que assegure a estes brasileiros um patamar de igualdade a todos os demais”, ressaltou Rosário ao comentar aprovação do projeto. O objetivo da proposição é punir a discriminação por orientação sexual, identidade de gênero, religião, condição de migrante, refugiado ou pessoas deslocadas de sua região por catástrofes e conflitos. O relatório aprovado é um substitutivo do deputado Carlos Veras (PT-PE). No documento o congressista aponta que o enfrentamento de toda e qualquer forma de discriminação "fortalece o Estado de Democrático de Direito, especialmente quando as normas se voltam à proteção daqueles grupos em situação de maior vulnerabilidade social". “Hoje há um consenso na sociedade e na Casa de que ódio e intolerância não são aceitáveis por ninguém. Vamos construir algo que possa atender e coibir de vez manifestações de ódio e intolerância que este país não comporta mais”, afirmou Veras.
"A liberdade de conscie?ncia e de crenc?a e? um direito fundamental que deve ser garantido a todos, independentemente da religia?o professada", ressalta Veras em trecho do substitutivo aprovado. Para não atingir segmentos religiosos contrários à proposição e que não venham a impedir a aprovação do projeto, o relator excluiu dos crimes de injúria "quando a conduta configurar manifestac?a?o de crenc?a em locais de culto religioso, desde que na?o haja incitac?a?o a? viole?ncia".
O projeto foi aprovado na CDH e agora segue para a Comissão de Segurança Pública, posteriormente à Comissão de Constituição e Justiça, para enfim ser apreciado pelos congressistas no Plenário da Câmara.