Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

Fórumcast, o podcast da Fórum
03 de junho de 2019, 11h15

Cultura de violência contra jornalistas e comunicadores é tema de audiência na Câmara Federal

Segundo relatório da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a violência contra jornalistas aumentou 36% em relação à 2017, registrando 135 casos de agressões, atingindo 227 profissionais de comunicação

A Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (4) audiência pública para debater a violência contra jornalistas e comunicadores e como isso ameaça aos direitos humanos e à democracia. O evento será realizado em conjunto pelas comissões de Cultura, onde a proponente foi a deputada Maria do Rosário (PT-RS) e pela comissão de Direitos Humanos, onde a autoria foi do deputada Túlio Gadelha (PDT-PE).

O dado mais recente revela que a violência contra jornalistas aumentou 36% em relação à 2017 segundo o relatório da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). De acordo com o levantamento, foram registrados 135 casos de agressões, atingindo 227 jornalistas.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) argumenta que é preciso entender e pensar soluções para a reversão do triste quadro de violência contra os jornalistas, comunicadores e profissionais de imprensa em atuação no Brasil.

“Mesmo após a redemocratização o país vivencia violência a jornalistas, comunicadores e profissionais de imprensa em geral, seja por restrições injustificáveis ao exercício de suas profissões, seja até mesmo por crimes contra a vida destes profissionais”, destaca a deputada.

Foram convidados para audiência representações da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), jornalista Leonardo Sakamoto; representante da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, além do Ministério da mulher, família e Direitos Humanos e da ONG Artigo 19.

A reunião pública acontecerá às 14h30, no plenário 9 da Câmara Federal

Com informações PT na Câmara


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum