Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
16 de Maio de 2019, 13h30

Deputado defende proposta que aumenta recursos para municípios

A proposta acrescenta 1% o Fundo de Participação dos Municípios na distribuição de recursos da União provenientes da arrecadação do imposto de renda e do imposto sobre produtos industrializados (IPI)

Foto: Richard Silva/ PCdoB na Câmara

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados responsável pelo debate da PEC 391/201, que regulamenta o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), elegeu, na tarde na última quarta-feira (15), o deputado Pedro Westphalen (PP-RS) como presidente do grupo. Em meio à crise financeira em muitos município, o projeto busca melhorar a arrecadação de recursos que possibilitem o equilíbrio fiscal das contas.

A proposta, já discutida no Senado Federal, acrescenta 1% o FPM na distribuição de recursos da União provenientes da arrecadação do imposto de renda e do imposto sobre produtos industrializados (IPI). Considerada prioritária pelos municípios, que pediram sua votação durante a última Marcha dos Prefeitos, em abril, a instalação oficial da CE representa um avanço na tramitação do projeto.

O vice-líder do PCdoB e membro da Comissão Especial, Márcio Jerry (PCdoB-MA) explicou que a PEC busca equalizar a crescente municipalização das políticas públicas, sendo uma medida fundamental para garantir alívio aos cofres municipais e o andamento da agenda municipalista na Câmara dos Deputados.

“A expectativa é que a PEC gere recursos que possam auxiliar cidades a superarem os efeitos da crise econômica e a retomada do equilíbrio fiscal das contas públicas. A partir do estudo, conseguimos demonstrar que em quatro anos chegaremos a números favoráveis, da ordem de R$ 10 bilhões, montante capaz de atenuar e muito as disparidades regionais sobre arrecadação”, apontou Márcio Jerry.

Durante a audiência da tarde desta quarta-feira ainda foram eleitos os deputados Pedro Uczai (PT-SC), Paulo Azi (DEM-BA) e Osires Damazo (PSC-TO), eleitos como 1º, 2º e 3º vice-presidentes da Comissão, respectivamente.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum