Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

O que o brasileiro pensa?
15 de agosto de 2019, 15h02

Deputados protocolam pedido de informações sobre Fundo Amazônia ao ministro Ricardo Salles

O Brasil vai deixar de receber 35 milhões de euros, o equivalente a R$ 154,5 milhões, por conta do avanço do desmatamento na Amazônia. O recurso seria enviado pelo governo da Alemanha, que financia o Fundo Amazônia junto com a Noruega

Foto: Instituto Socioambiental - ISA

Congressistas de três partidos da Câmara dos Deputados protocolaram na quarta-feira (14) um requerimento de informações endereçado ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre a gestão do Fundo Amazônia.

Os deputados solicitam, entre outras informações, relação dos contratos financiados pelo fundo para o governo federal, governos estaduais e prefeituras; contratos que o ministro anunciou que teria irregularidade, detalhando o ano do contrato, objetivo, beneficiado, situação do contrato e valores desembolsados, além da lista dos doadores do fundo amazônico nos últimos 5 anos, por doador, valor e ano da doação.

O documento é assinado pelo coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Nilto Tatto (PT-SP), além dos deputados Airton Faleiro (PT-PA), Camilo Capiberibe (PSB-AP), Edmílson Rodrigues (PSOL-PA) e Patrus Ananias (PT-MG).

Questionado sobre o corte do investimento do Fundo Amazônia, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a Alemanha estava tentando “comprar” a Amazônia.

O ministro disse em entrevista coletiva que um quarto dos 103 projetos do Fundo tinha algum tipo de irregularidade. Segundo Salles, os principais problemas são inconsistências nas prestações de contas, altas despesas administrativas e gastos excessivos com folha de pagamento.

“Uma vez que tais afirmações não foram acompanhadas de dados técnicos e os supostos estudos do MMA que embasaram a informação não foram divulgados à opinião pública, o requerimento visa obter esclarecimentos acerca dos mecanismos do Fundo”, diz o documento a qual o blog teve acesso.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum