É falso que governador do Maranhão trocou bandeira nacional pela comunista

Segundo site de monitoramento de fake news essa desinformação já acumula cerca de 4.300 compartilhamentos no Facebook e também se espalhou pelo Twitter durante o fim de semana

O "fantasma do comunismo". (Reprodução)Créditos: Redes Sociais
Escrito en POLÍTICA el

Circula no Twitter e no Facebook um post que diz que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), teria trocado a bandeira nacional pela “bandeira do partido comunista” na sede do governo do estado, o Palácio dos Leões. No entanto, a imagem que acompanha o texto é da bandeira da China, não do PCdoB, que não tem estrelas, apenas o símbolo da foice e do martelo (veja imagem). A informação foi confirmada pelo site de checagens de fake news, Aos Fatos.

Também não houve troca de bandeiras, apenas o hasteamento do pendão da China durante visita do vice-presidente e chefe de operações chinês do banco NDB (New Development Bank), Xian Zhu.

A foto utilizada pela peça de desinformação foi tirada no dia 9 de junho deste ano, quando houve a reunião entre Dino e Xian Zhu. O encontro tinha como objetivo discutir o investimento em projetos de infraestrutura do Maranhão.

Além de confundir a bandeira da China com o símbolo do partido, publicações que circularam nas redes sociais omitem que é protocolo do governo hastear a bandeira de um país em caso de visita oficial de comitiva estrangeira. Segundo o Aos Fatos essa desinformação já acumula cerca de 4.300 compartilhamentos no Facebook e também se espalhou pelo Twitter durante o fim de semana. Todas as postagens com este conteúdo foram marcadas com o selo FALSO, por óbvio.