Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

O que o brasileiro pensa?
17 de junho de 2019, 15h47

É falso que governador do Maranhão trocou bandeira nacional pela comunista

Segundo site de monitoramento de fake news essa desinformação já acumula cerca de 4.300 compartilhamentos no Facebook e também se espalhou pelo Twitter durante o fim de semana

O "fantasma do comunismo". (Reprodução)

Circula no Twitter e no Facebook um post que diz que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), teria trocado a bandeira nacional pela “bandeira do partido comunista” na sede do governo do estado, o Palácio dos Leões. No entanto, a imagem que acompanha o texto é da bandeira da China, não do PCdoB, que não tem estrelas, apenas o símbolo da foice e do martelo (veja imagem). A informação foi confirmada pelo site de checagens de fake news, Aos Fatos.

Também não houve troca de bandeiras, apenas o hasteamento do pendão da China durante visita do vice-presidente e chefe de operações chinês do banco NDB (New Development Bank), Xian Zhu.

A foto utilizada pela peça de desinformação foi tirada no dia 9 de junho deste ano, quando houve a reunião entre Dino e Xian Zhu. O encontro tinha como objetivo discutir o investimento em projetos de infraestrutura do Maranhão.

Além de confundir a bandeira da China com o símbolo do partido, publicações que circularam nas redes sociais omitem que é protocolo do governo hastear a bandeira de um país em caso de visita oficial de comitiva estrangeira.

Segundo o Aos Fatos essa desinformação já acumula cerca de 4.300 compartilhamentos no Facebook e também se espalhou pelo Twitter durante o fim de semana. Todas as postagens com este conteúdo foram marcadas com o selo FALSO, por óbvio.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum