Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
26 de fevereiro de 2019, 11h48

“Esse governo não tem noção do que é educação”, avalia ex-ministro Renato Janine

Para Janine Ribeiro o atual governo se perde em pautas que não favorece o desenvolvimento da educação brasileira.

“Esse governo atual não tem noção do que é educação, e isso é uma grande pena”. A avaliação é do o ex-ministro da Educação do governo Dilma, o filósofo e cientista político Renato Janine Ribeiro. Em contato com o blog na manhã desta terça-feira (26) Janine criticou a carta enviada pelo Ministério da Educação exigindo que alunos cantem o hino nacional e que o momento seja gravado e enviado ao MEC.

“Pela análise do texto, temos o uso de um slogan político por um órgão do Estado, o que é totalmente proibido pela Constituição”, assinalou. Na noite dessa segunda, assim que tomou-se conhecimento da iniciativa do ministro Ricardo Vélez, tanto o PT quanto o PSOL prometeram denunciar o ministro à Procuradoria-Geral da República por crime de improbidade.

“Há uma violação expressa do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de filmar crianças sem autorização dos pais”. Janine analisa que infelizmente de 2009 pra cá os indicadores educacionais não vem subindo na velocidade que o país precisa. Ele cita o programa do governador do Ceará Cid Gomes como exemplo de alfabetização.

“O governo do Estado não tem incumbência de cuidar da alfabetização, que é um tema das prefeituras, mas lá o Governo do Ceará decidiu colocar dinheiro na formação de professores, na produção de cartilhas e com isso conseguiu dar um salto significativo na melhora da educação básica para alfabetização na idade certa”, ressaltou.

“Se 150 mil escolas públicas mandarem os vídeos para o MEC, várias delas tendo vários turnos de alunos, quem vai trabalhar esses vídeos? E quanto vai custar isso em energia, mão de obra, que poderiam está sendo canalizada para as pautas prementes da educação que são, ensinar português, matemática e ciência?” questiona.

Para Janine é assustador que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) tire a prioridade dos professores de ensinar matérias prioritárias para colocar alunos em propagandas do governo. O ex-ministro defende uma formação bem feita de professores para que eles possam ensinar com qualidade os alunos.

“O simples fato de eles não terem colocado o Mozart [Ramos] como ministro, alguém que vem da direita democrática e constitucional, um dos melhores conhecedores da educação que foi recusado pela área reacionária do governo, mostra que eles não têm a menor noção do que é a educação”, finalizou.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum