Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
25 de junho de 2019, 14h56

Oposição prepara blindagem a Glenn Greenwald e vai defender liberdade de expressão e sigilo da fonte

Segundo os deputados, as reportagens do site The Intercept jogam dúvidas contundentes sobre a imparcialidade da atuação do então juiz Sérgio Moro e de outros juízes e procuradores

Glenn Greenwald (Reprodução)

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) inicia em instantes a audiência pública para debater com o jornalista Glenn Greenwald fatos que divulgou sobre a Operação Lava Jato. A estratégia da oposição para o debate é promover uma blindagem institucional ao The Intercept, à liberdade de expressão e ao sigilo da fonte, antecipou ao blog o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), um dos autores do requerimento de convite ao jornalista.

Além de Jerry, o requerimento é assinado pelos deputados Camilo Capiberibe (PSB-AP), Carlos Veras (PT-PE) e Túlio Gadelha (PDT-PE), que terão prioridade nas perguntas ao jornalista.

Mais uma vez a base do governo não se organizou no acompanhamento da sessão para blindar o Palácio do Planalto. Dos 25 primeiros a falar, apenas dois parlamentares são aliados do presidente: Carla Zambelli (PSL-SP) e José Medeiros, quarto e vigéssimo a falar, respectivamente.

O Ministro da Justiça, Sérgio Moro, também foi convidado a uma audiência pública conjunta entre a CDHM e a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), prevista para a próxima quarta-feira (26) às 10 horas. Mas Moro não virá à Câmara.

A sessão está prevista para iniciar às 15h desta terça.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum