Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

16 de abril de 2019, 12h51

PGR defende continuidade de inquérito contra Edison Lobão por desvios em Belo Monte

Investigação apura se houve recebimento de vantagens indevidas pagas por empresas do consórcio da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Atendendo a um pedido do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu a continuidade do inquérito que apura o envolvimento do ex-senador Edison Lobão (MDB-MA) e de seu filho Márcio Lobão em desvios e pagamentos de propina na construção da usina de Belo Monte.

Dodge avalia que há indícios suficientes para dar continuidade à investigação criminal. Na manifestação, a procuradora-geral ressalta que o inquérito precisa continuar, e que o período de 2 anos e 6 meses não é considerado demasiadamente longo para uma investigação desta magnitude – envolvendo autoridades públicas – na realidade do processo penal brasileiro.

“A relevância da função desempenhada pelos agentes públicos investigados no STF, que lhes confere um amplo poder de ingerência sobre os rumos da nação, torna ainda mais premente que eventuais crimes por eles praticados sejam devidamente esclarecidos, ainda que, para tanto, sejam necessários alguns anos de investigação”, sustenta Raquel Dodge no documento.

As defesas de Edison e Márcio Lobão alegam ausência de justa causa para o prosseguimento das apurações e reclamam da duração do inquérito.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum