terça-feira, 29 set 2020
Publicidade

Semana do meio ambiente: Parlamentares organizam ato em defesa dos povos da Amazônia

Emanados pelo senso de justiça e resistência e sob o mantra “ninguém abandona a defesa dos povos da floresta!”, deputados do PT organizam um ato de lançamento do “Empate dos Povos da Amazônia”, em defesa da Floresta Amazônica e da Soberania Nacional do país. O evento foi chamado por lideranças do PT para esta terça-feira (4) a partir das 08h30 no Salão Verde da Câmara dos Deputados.

Nesta semana que se comemora a defesa do meio-ambiente, o Empate dos Povos da Amazônia conta com apoio de vários movimentos sociais. Entre eles, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Depois de um cenário de melhora durante os governos do PT, o desmatamento na Amazônia aumentou 13,7% entre agosto de 2017 e julho de 2018, segundo os ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O território total desmatado atingiu 7,9 mil km². Os estados que apresentaram os piores índices foram: Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas.

O ato foi organizado pelos parlamentares petistas Airton Faleiro (PA), José Ricardo (AM), Beto Faro (PA), Célio Moura (TO), Professora Rosa Neide (MT), Zé Carlos (MA) e o senador Paulo Rocha (PT-PA). Na ocasião eles devem chamar atenção para o crescente desmatamento da Amazônia.

George Marques
George Marques
Jornalista e Relações Públicas pela Faculdade JK de Brasília. É também especialista em comunicação pública e comunicação política no legislativo, tendo já sido indicado ao Prêmio Comunique-se de Jornalismo Político. Já trabalhou na cobertura de política para o site The Intercept Brasil e Metrópoles. É colunista da Fórum.