Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

Fórumcast, o podcast da Fórum
25 de setembro de 2019, 16h50

STF sob pressão: manifestantes pedem Lula Livre e instalação da CPI da Lava-Toga

A porta do Tribunal reúne nesta tarde dois grupos distintos de manifestantes: de um lado os que pedem a liberdade do ex-presidente Lula, do outro aqueles que defendem a instalação da CPI da Lava-Toga

Foto: George Marques

O clima está tenso nos arredores do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (25). A porta do Tribunal reúne nesta tarde dois grupos distintos de manifestantes: de um lado os que pedem a liberdade do ex-presidente Lula; do outro os que defendem a instalação de uma CPI para investigar ministros do Supremo.

Desde fevereiro deste ano, senadores buscam a instalação da CPI para investigar a atuação dos tribunais superiores, que ficou conhecida como CPI da Lava Toga.

O objetivo da CPI é responsabilizar juízes togados, especialmente do STF, suspeitos de crimes e irregularidades.

O STF analisa nesta tarde habeas corpus apresentado pela defesa de um ex-gerente da Petrobrás que discute o direito de um réu se manifestar na ação penal após as alegações dos delatores acusados no processo.

O resultado desse julgamento pelo plenário da Corte pode levar à anulação de mais condenações da Lava Jato e, eventualmente, beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na operação.

Na semana passada, o senador Flávio Bolsonaro (PSL) pediu para colegas não apoiarem a CPI. O filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi o único dos quatro senadores do PSL a não assinar a petição pela abertura da comissão, o que gerou uma cisma dentro do partido. A decisão foi apoiada pelo guru bolsonarista, Olavo de Carvalho.

Em tempo: no discurso organizado pelo Vem Pra Rua, manifestantes pediam o fechamento do FGTS (sic STF). Veja no vídeo abaixo:


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum