Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de fevereiro de 2019, 17h16

VÍDEO: Moro critica Kakay e diz que “como de costume criminalista está equivocado”

Em passagem pelo Congresso Nacional, o ministro Sérgio Moro chamou de equivocada posição do criminalista Kakay de que o excludente de ilicitude servirá para abater pobres e negros sob o manto da legalidade

Em uma rápida passagem pelo Congresso Nacional na tarde desta segunda-feira (4) para acompanhar a sessão de abertura dos trabalhos legislativos, o ministro da Justiça Sérgio Moro rebateu a fala do criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, de que “pretos e pobres serão abatidos sob o manto da legalidade“.

O chamado “excludente de ilicitude” é a isenção de punição em determinadas situações. O artigo 23 do Código Penal brasileiro já prevê a exclusão de ilicitude no estrito cumprimento do dever legal, em casos de legítima defesa e em estado de necessidade.

“Ele [Kakay], como de costume, está equivocado”, disse Moro.

O projeto permite livrar de penas os policiais que cometerem mortes em serviço em caso de “conflito armado ou em risco eminente de conflito armado” e para prevenir agressão ou risco de agressão a reféns.

Assistam ao vídeo:

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum