Zarattini afasta qualquer possibilidade do PT apoiar Rodrigo Maia

De acordo com o congressista por mais que haja uma pressão de outros partidos de esquerda em torno de Maia, o PT não deve apoiá-lo em virtude de divergências ideológicas com outras agremiações que fazem parte do bloco, como Solidariedade e PSL

Foto: Cleia Viana/Agência Câmara
Escrito en POLÍTICA el
Em conversa com o blog na tarde desta quinta-feira (31) o vice-líder do PT Carlos Zarattini (SP) foi taxativo ao afirmar que não há qualquer possibilidade de apoio do partido à candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para presidência da Câmara. "Existe um polo em torno do Maia que conseguiu atrair quase todos os partidos, inclusive dois da oposição, o PDT e o PCdoB". De acordo com o congressista por mais que haja uma pressão de outros partidos de esquerda em torno de Maia, o PT não deve apoiá-lo em virtude de divergências ideológicas com outras agremiações que fazem parte do bloco, como Solidariedade e PSL, partidos governistas. Desde as 13h desta quinta o PT está reunido na Câmara para tratar sobre a eleição, formação de blocos, etc.

OPINIÃO - Da campanha eleitoral até aqui o PT está cada vez mais isolado no parlamento e corre risco de ficar sem espaços na Mesa da Câmara ou Presidência das principais comissões. O partido tentou inicialmente articular um bloco de oposição com o nome de Arthur Lira (PP-AL) para fazer frente a Maia, porém até agora sem sucesso.

A conta otimista nos bastidores é que Maia pode levar a eleição já no primeiro turno. Ele precisa de no mínimo 257 votos.

A tendência é que os votos da bancada do PT se divida em três: uma parte para Maia, outra para Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e outra para Fábio Ramalho (MDB-MG).