TUDO OU NADA

Corinthians, na encruzilhada, define seu futuro em Fortaleza

Lutar ainda por um título ou se dedicar apenas ao Brasileiro, onde está perto da zona de rebaixamento. O jogo no Ceará define como será o restante do 2023 corintiano

Mano estreia hoje, na decisão contra o Fortaleza.
Escrito en BLOGS el

As lendas são tão belas que podem se tornar eternas. Uma delas envolve Robert Johnson, talvez o maior tocador de blues da História, o Capeta e a encruzilhada entre as rodovias 61 e 49 no Mississipi. Ali, Johnson, com seu violão e uma garrafa de uísque teria feito um pacto com o Coisa Ruim. Ele, o Capiroto, teria afinado o violão um tom abaixo do comum o que lhe deu reconhecimento musical. Gravou 29 músicas que o levaram ao Olimpo. Dez anos depois, ele deveria voltar à encruzilhada e partir para o Inferno.

Não se sabe o resto da história. Pouco se sabe, aliás, de Johnson. Dizem que morreu aos 27 anos ao tomar um uísque envenenado, enviado por um marido traído. Foi em 1938, mas há controvérsias sobre a data de nascimento de Johnson, entre 1909 e 1912. O que se sabe é que ele foi espetacular e que a lenda permanece.80 anos após sua morte.

O único pacto que Duílio Monteiro Alves, presidente do Corinthians fez foi com a mediocridade. E estar em uma encruzilhada que pode levar ao sucesso é algo que surpreende. Se houvesse lógica no futebol, o Corinthians não estaria na semifinal da Sul-americana. Mas chegou, com seis bolas na trave contra o Estudiantes e Cássio salvando nos pênaltis. Como salvou na Copa do Brasil contra o Tempo.

Chegou, com Duílio apostando erradamente em Fernando Lázaro e depois Cuca. Com Duílio vendendo Murillo, o principal zagueiro, Roger Guedes, o principal atacante, e Adson, o principal reserva, durante a competição. Com Luxemburgo descobrindo Gabriel Moscardo - de 17 anos e que renderá muito dinheiro no próximo ano - e, mesmo assim, sendo demitido.

Mano Menezes é o quarto treinador do ano. E a aposta é toda na Sul-americana. Contra o São Paulo, no Brasileiro, ele escalou muitos reservas e levou a virada. Aliás, suspenso, nem estava no banco. Agora, é a decisão. Voltam Yuri Alberto, Veríssimo, Fábio Santos, talvez Fagner. E Matias Rojas.

O primeiro jogo, em São Paulo, foi 1 x 1. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis e o Corinthians tem Cássio, o Salvador. Talvez esteja aí a chave da vitória e "ter um time mais compacto e menos espaçado" seja eufemismo para retranca. 

Se passar hoje, o Corinthians vai para a final, muito provavelmente contra a LDU, que eliminou o São Paulo e que venceu o Defensa y Justicia por 3 x 0 no primeiro jogo. Um título seria a salvação do mandato de Duílio, que deixaria de ser virgem em títulos após três anos de mandato.Mesmo que seja um título oriundo do rebaixamento da Libertadores.

Esta é a encruzilhada corintiana. Se passar, pode ser campeão. Se não passar, o que resta é a luta contra o Z-4, pois os times que estão embaixo, como Santos, Vasco e Goiás estão melhorando. Mas, cá entre nós, encruzilhada mesmo é a de Mano, tendo que optar entre Fábio Santos e Mateus Bidu.

 

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar