O grande desnível financeiro entre clubes brasileiros e seus adversários da América do Sul, leva a uma certa arrogância exemplificada na frase: "Libertadores é uma Copa do Brasil com Boca e River Plate". Os últimos títulos conquistados - dois do Flamengo e dois do Palmeiras - servem de exemplo da superioridade.
Pois bem, em 2024 não tem Boca e ninguém ainda enfrentou o River, que estreou com 2 x 0 sobre o Tachira fora de casa. E não há vitórias a comemorar. Duas derrotas e três empates.
Te podría interesar
O pior resultado foi o do Botafogo, totalmente desarrumado, uma avenida aberta para os contra-ataques do Junior Barranquilla, que fez 3 x 1 no primeiro tempo no Nílton Santos e manteve a vantagem até o final. O grupo ainda tem a LDU, que perdeu por 2 x 1, de virada, fora de casa para o Universitário do Peru. Na próxima rodada, o Botafogo visita a LDU. Não pode perder.
O Grêmio também perdeu. Foi a La Paz e levou 2 x 0 do Strongest. Na verdade, jogou com um time reserva, os titulares ficaram no Brasil para a decisão do campeonato gaúcho contra o Juventude, que pode render o heptacampeonato. Pode-se falar que foi uma derrota calculada pela questão da altitude e pelo fato de o Strongest não perder pontos em casa. Será? O time boliviano não foi bem e nada garante que vencerá Huachipato e Estudiantes. Uma derrota em casa atrapalharia os planos do Grêmio, que agora receberá o Huachipato, quem empatou em casa com o Estudiantes.
Te podría interesar
O Flamengo, superhipermegablaster favorito para sua torcida, foi até Medellin e empatou com o Millonarios, que tinha um jogador a menos por expulsão. Agora, o Flamengo recebe o Palestino.
O Palmeiras, a exemplo do Grêmio, optou por jogar com reservas diante do San Lorenzo, na Argentina. Fez um primeiro tempo bem fraco, sofreu um gol e poderia levar outro. No segundo tempo, com a entrada de jogadores como Piquerez, Moreno e Lòpez, dominou o jogo e conseguiu o empate aos 35 minutos, com bela cobrança de falta de Piquerez. Dominou, mas o San Lorenzo teve duas grandes chances no contra-ataque. O resultado foi bom para o Palmeiras, que agora decide o título paulista contra o Santos, antes de receber o Liverpool do Uruguai.
O Fluminense saiu atrás contra o Alianza Lima, no Peru, mas empatou com Marquinhos. Agora, vai receber o Colo Colo, que venceu o Cerro Portenho. Etarismo a parte, preocupa a alta média de idade - 37 anos - da defesa formada por Fábio, Samuel Xavier, Thiago Santos, Felipe Melo e Marcelo.
O jejum brasileiro pode ser quebrado ainda na primeira rodada da Libertadores. O Galo é o maior candidato a "vingador". Visita o Caracas, tarefa teoricamente mais fácil que a do São Paulo que vai a Cordoba enfrentar o Talleres.