Entregada

Giba confessa tramoia que envergonha esporte brasileiro

O que todos sabiam, agora é confirmado por um dos participantes: o Brasil perdeu por querer da Bulgária para ter um caminho mais fácil rumo ao título mundial de vôlei.

Escrito en Blogs el
Meu nome é Luís Augusto Símon, mas pode chamar de Menon. Sou jornalista há 38 anos e antes eu sonhava em ser jornalista.
Giba confessa tramoia que envergonha esporte brasileiro
Giba, um dos grandes do vôlei brasileiro, entregou jogo. Reprodução Playoff

Depois de 15 anos, um segredo de alcova do esporte brasileiro foi revelado: a seleção masculina de vôlei entregou o jogo - perdeu por querer - para a Bulgária no Mundial de 2010 para conseguir um caminho mais fácil até a final.

Quem assumiu a trambicagem foi o atacante Giba, em ótima entrevista ao site Globoesporte. O entrevistador fala em suposta entrega e Giba responde com sinceridade::

"Supostamente entregar, não. Entregar. Pelo amor de Deus, não vamos ser hipócritas. Paciência. A gente jogou com a regra. Foi a mesma coisa que aconteceu no mesmo ano, o Kaká fica de fora, o Robinho descansa (Copa do Mundo da África do Sul)... E ninguém fala nada. Foram lá e perderam o jogo. Nós fomos tricampeões mundiais. Nunca se fala no que a coisa é boa."

Depois de buscar um paralelo inexistente e tentar manchar a seleção de futebol, que nunca se envolveu em picaretagens, Giba continua as tentativas de  justificativas.

"Aquele jogo foi uma lição para a federação internacional para fazer o "manipulation course". Hoje não existe a possibilidade de fazer isso por conta do regulamento. É a pergunta que eu faço para vocês e para todo mundo em casa: "Gente, vocês prefeririam jogar contra Rússia e Cuba ou contra República Tcheca e Alemanha?". Pelo amor de Deus, né? Foi uma grande discussão que tivemos e que chegou ao tricampeonato mundial"

A gente sempre teve conversa sadia. Foi uma decisão sadia entre os atletas e a comissão por saber respeitar a opinião da maioria. Todo mundo sempre teve o foco de ser campeão. Foi pensar que estou fazendo um bem maior para ser campeão mundial. Ali não quer dizer vitória ou derrota, quer dizer a busca pelo tricampeonato mundial. (...) Foi uma decisão em conjunto para termos um caminho, teoricamente, mais fácil. E a gente ganhou de 3 a 2, no sufoco, da República Tcheca. Meu Deus do céu! Vai... Deus castiga (risos). Ser tricampeão mundial consecutivo é para poucos. (...) O que vale é o título. Se a gente tinha essa possibilidade, por que não abraçar? Esse jogo foi primordial para que as regras mudassem"

O que vale é o título? Impressionante a falta de caráter, o abraço à tese de que os fins justificam os meios. È sempre bom lembrar que o treinador era Bernardinho, que já foi cotado como candidato a governador do Rio.

O partido? 

O Novo.

Tá explicado 

 

"

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Logo Forum