Blog do Mouzar

Fórumcast, o podcast da Fórum
28 de novembro de 2016, 16h27

A Federação em frangalhos ou… NOVOS TEMPOS, NOVOS NOMES

Há décadas, publiquei no Pasquim – com o título acima – um mapa do Brasil, em que “dei” aos estados nomes mais apropriados.

Não tinha sentido manter nomes que soavam fictícios nos estados e territórios, que estavam todos com a corda no pescoço. E não tinha porque, também, diferenciar os estados dos territórios e do distrito federal: todos estavam na mesma pindaíba e, por isso, deveriam ficar na mesma condição de “estados da federação”. Daí a proposta de nomes mais realistas e condizentes com a realidade nacional.

Bom, territórios federais (administrados por alguém nomeado pelo governo federal, sem assembleia legislativa) não existem mais: Amapá, Rondônia e Roraima viraram estados também, e Fernando de Noronha foi anexado a Pernambuco.

Agora, o que se vê é uma choradeira geral, como naquela época, e a notícia de falta de grana até para pagar salários dos funcionários. Os governadores procuraram, inclusive, ajudar o governo federal a forçar o Congresso a aprovar uma lei para repatriação de dinheiro ilegal depositado no exterior, cobrando impostos e multa, e parte dessa grana deve ir para os cofres vazios dos governos estaduais.

Pensei: aquele mapa vale para os dias de hoje. Então, fiz umas adaptações, incluindo os estados que não existiam na época (Mato Grosso do Sul e Tocantins) e coloquei em todos “nomes mais apropriados”, condizentes com a realidade atual.

Então, aí vai…

RS – Estado de Petição de Miséria

SC – Estado Lastimável

PR – Estado Degradante

SP – Estado Catatônico

MG – Estado Angustiante

RJ –Miséria Estado de Coma

ES – Estado de Dar Dó

BA – Estado de Penúria

SE – Estado Deplorável

AL – Estado Falimentar

PE – Estado de Calamidade

PB – Estado Mórbido

RN – Estado de Indigência

CE – Estado Desalentador

PI – Estado Caquético

MA – Estado Paupérrimo

PA – Estado Desditoso

AP – Estado de Perplexidade

RR – Estado Colérico

AM – Estado de Desespero

AC – Estado Estupefato

RO – Estado Catastrófico

MT – Estado Aflitivo

MS – Estado Insolúvel

GO – Estado Insano

DF – Estado de Putrefação

TO – Estado Desfigurado


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum