Assim será 2014? Santa ingenuidade!

Escrito en BLOGS el

Vi um pessoal fazendo previsões das boas notícias que sairão nos jornais em 2014, quer dizer, que gostariam que saíssem, que acontecessem de verdade, e embarquei nessa também. Algumas delas não são possíveis de se realizar em um ano apenas, mas poderiam começar agora e as notícias aparecerem como estão abaixo ao longo de alguns anos.

Aí vão algumas delas:

***

Brasil organiza a melhor copa de futebol de todos os tempos. Nossa seleção joga maravilhosamente e é campeã. Depois rompe com a Fifa, que só quer lucrar em cima de nós. Por sinal, mascote escolhido por ela não pega. Nas ruas, nos bares, nos salões e nos lares, o Saci é festejado como mascote do povo.

***

Congresso aprova lei e Dilma referenda: lugar de pregação religiosa é nas igrejas. Emissoras de rádio e televisão não podem mais ter programas religiosos. Boa música e noticiário com credibilidade são uma constante na programação de rádio e TV.

***

Justiça prova que agora vale para todos: tucanos envolvidos em escândalos de corrupção vão para a cadeia.

Governo deixa de privilegiar agronegócio e passa a dar apoio a agricultores que plantam comida para os brasileiros.

***

Desmatamento agora dá cadeia. Vários fazendeiros e donos de madeireiras já estão presos em regime fechado. Outros estão sendo caçados. Um dos resultados é que não há mais queimadas criminosas na Floresta Amazônica, no Cerrado, na Mata Atlântica e no Pantanal. Replantio de florestas com espécies nativas se expande pelo país todo.

***

Mudança radical nos transportes: acabam privilégios para indústria automobilística e há aplicação inédita em metrôs, trens e transporte fluvial e marítimo de cargas e passageiros. Já é possível viajar em navios de cabotagem em toda a costa do Brasil. O trânsito melhora em todas as cidades, pois o transporte coletivo atende às necessidades da população.

***

Economia vai muito bem e desemprego é zero no Brasil. Com isso, deixou de existir a bolsa família.

***

Nenhuma criança está fora da escola, a qualidade do ensino é excelente e os educadores são tratados com dignidade. Escolas particulares fecham por falta de procura, já que todos preferem as escolas públicas.

***

SUS atende bem todos a todos os brasileiros e não há filas. Com isso, planos de saúde deixam de existir.

***

Chegam às livrarias biografias não autorizadas de Roberto Carlos, Paulo Maluf, José Sarney, Renan Calheiros, Bornhausen e mais um monte de gente.

***

Departamentos de trânsito de todo o Brasil deixam de ser apenas receptores de multa e funcionam pra valer.

***

Um novo jornal diário dá notícias verdadeiras, sem manipulação, e ganha público. Serve de exemplo para outros jornais, revistas semanais e telejornais, que estão mudando radicalmente de comportamento. A imprensa ganha credibilidade e a profissão de jornalista também.

***

Mudanças na Lei Rouanet: não são mais empresas que selecionam projetos culturais beneficiados. Já que o dinheiro é público, agora profissionais de cada área, alicerçados pelo Ministério da Cultura é que escolhem.

***

Reforma política é radical: deixam de existir legendas de aluguel. Partidos políticos ganham vergonha na cara e deixam de governar pelo sistema “toma lá, dá cá”. Agora governam de acordo com seu programa e com o que prometeram em campanha. Não há mais alianças espúrias nem cessão de ministérios e cargos em instituições públicas para obter apoio. Políticos que tentam trocar apoio por cargo são denunciados, perdem o mandato e podem ir para prisão.

***

Lei obriga moradores de São Paulo a quebrar todo o cimento dos quintais, e enchentes diminuem bastante. O sistema de drenagem urbana teve uma grande reforma de verdade funciona bem e as coisas melhoram ainda mais.

***

Enfim despoluídos os rios Tietê, Pinheiros e vários outros. Já é possível pescar neles. O mesmo acontece com rios que banham outras metrópoles, como o Capiberibe e o Beberibe em Recife e o Arrudas em Belo Horizonte. A despoluição foi completa também na baía de Guanabara, no lago Paranoá e na baía de Todos os Santos. O rio São Francisco recupera mata ciliar em toda a sua extensão e tratamento de esgotos de todas as cidades ribeirinhas. Por isso, tem água farta e limpa sobrando para transposição para áreas de secas.

***

Bom, a lista é longa... Mas se houver motivo para umas quatro notícias dessas por ano já estará muito bom, não é?