Blog do Rovai

Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
23 de junho de 2019, 18h44

A França ganhou do Brasil, mas as meninas me lembraram da ditadura nas escolas dos anos 70

Cabulávamos aulas de Educação Moral e Cívica (EMC) e Organizações Sociais e Política Brasileiras (OSPB) pra ir pra quadra. As meninas pra jogar queimada ou vôlei. Os meninos, futebol. Porque queimada e vôlei eram frescuras. Esporte pra menininhas.

Sou te de um tempo que futebol era coisa pra machos. Os meninos jogavam bola. Sim, bola era sinônimo de futebol. As meninas, queimada.

Essa era a educação física dos anos da ditadura militar.

E menino que não quisesse jogar bola (ou seja, futebol) era menininha.

Depois o Brasil descobriu que além do futebol havia países do mundo que praticavam outros esportes. Ou a ditadura descobriu. Porque as pessoas até já sabiam.

E nas escolas o vôlei passou a ser jogado pelas meninas nas aulas de educação física.

Cabulávamos aulas de Educação Moral e Cívica (EMC) e Organizações Sociais e Política Brasileiras (OSPB) pra ir pra quadra.

As meninas pra jogar queimada ou vôlei. Os meninos, futebol. Porque queimada e vôlei eram frescuras. Esportes pra menininhas.

Nossos milicos sempre foram assim. Estimulavam a homofobia e a misoginia. Em tudo. Inclusive no esporte.

Quem viveu a década de 70 nas salas de aula sabe do que estou falando.

Independente de qualquer coisa, o futebol feminino do Brasil merece todas as honras. Todos os nossos aplausos. Todas as celebrações. E quem sabe um dia os meninos passem a jogar queimada como vocês jogam futebol.

Não será uma derrota na prorrogação contra a França que vai me fazer esquecer o quanto meninas da minha idade foram impedidas de jogar bola, ou melhor, futebol.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum