Blog do Rovai

Fórumcast, o podcast da Fórum
15 de dezembro de 2011, 12h14

Alô, midiazona: que tal uma aula de reportagem no SPressoSP

O SPressoSP publicou na tarde de ontem uma matéria que abre uma série comparando Pinheiros a M´Boi Mirim.

A matéria merece ser lida não só por quem mora em São Paulo, porque é reveladora de como a gestão pública define a vida das pessoas e desiguladade na cidade. E de como é possível trabalhar uma pauta para além da frieza dos números.

A gestão Kassab enviou uma proposta de orçamento para a Câmara Municipal retirando 46% dos recursos da Subprefeitura de M´Boi Mirim, um dos bairros mais pobres da cidade. E ao mesmo tempo aumentando em 12% o orçamento de Pinheiros, um dos mais ricos.

Pinheiros deve precisar mais de recursos do que M´Boi Mirim, certo?

Pois bem, veja esse trecho da matéria do SPressoSP:

“Com maior facilidade de acesso a equipamentos públicos, como escolas, hospitais e parques, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região da subprefeitura de Pinheiros é comparado ao de países ricos: 0,91. Esse índice leva em conta dados como a expectativa de vida ao nascer, educação e renda per capita de seus habitantes. Quanto mais próximo de 1, melhor é o resultado. Em M’Boi Mirim, o IDH é de 0,64, abaixo da média nacional, próximo de alguns países africanos.”

A reportagem do SPressoSP procurou a Secretaria de Subprefeituras para que explicasse isso.

A resposta da assessoria de imprensa foi que o orçamento era “apenas para zeladoria”.

Entende-se por zeladoria, o cuidado com o bairro. Pela lógica da gestão Kassab em 2011 sobrou dinheiro em M´Boi Mirim e faltou em Pinheiros.

A reportagem do SPressoSP decidiu visitar os bairros, checar a realidade deles e  conversar com seus moradores.

A primeira matéria que abre a série é sobre transportes.

Você tem que ler.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum