Blog do Rovai

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
10 de Maio de 2013, 22h50

Alô, Secom: Internet é a mídia mais importante para 88% dos brasileiros

A mídia mais importante para 88% dos brasileiros é a internet. Este é o resultado de uma pesquisa com mais de duas mil pessoas realizada pela comScore, em parceria com o Interactive Advertising Bureau (IAB). A televisão vem em segundo lugar, com 55% da preferência, seguida pelo jornal (44%) e pelo rádio (28%). As revistas ficaram com 27%.

Quando estive na Secom, em audiência com a ministra Helena Chagas e o secretário da área de publicidade, Roberto Messias, tratando da questão das verbas públicas, num dado momento lhes disse que a Secom não respeitava na distribuição dos recursos uma pesquisa que a própria Secom fez no começo de 2010 sobre os hábitos de comunicação do brasileiro.

A ministra desconhecia a pesquisa. Roberto Messias, afirmou conhecê-la, não a contestou, mas deu a entender que ela não teria validade para aquele debate.

Insisti que  era importante saber qual a porcentagem de tempo que as pessoas utilizavam com cada meio e como elas tomavam suas decisões para que a publicidade do governo não fosse distribuída de forma equivocada. A ministra concordou e, em frente a outros diretores da Altercom, solicitou a Messias que encomendasse uma nova pesquisa sobre o tema.

Não sei se isso ocorreu, mas o fato é que esse levantamento divulgado hoje  ajuda na reflexão do debate que nós da Altercom temos feito com a Secom. Não faz o menor sentido que no atual cenário midiático, o governo brasileiro concentre mais de 60% dos seus recursos com publicidade na TV aberta (e metade disso na Globo). Os dados acima e abaixo demonstram o quão absurda é tal opção.

Tempo livre

Uma das perguntas da pesquisa foi a de que meio a pessoa escolheria se tivesse 15 minutos de tempo livre no dia. Sete em cada dez escolheriam uma atividade online – como navegar por redes sociais, ler emails ou trocar mensagens instantâneas. Apenas 10% demonstraram interesse por assistir TV, e 3% por ouvir rádio.

O estudo também revelou que 74% dos usuários de internet fazem pesquisas pela web sobre os produtos que desejam comprar em lojas físicas. Entre este público, 66% concordam que os anúncios online os influenciam a procurar mais informações sobre as marcas anunciadas.

Ou seja, a mídia do governo não é técnica. Se fosse, não desprezaria os dados dessa nova realidade. E não estaria concentrada em apenas dois ou três grandes grupos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum