Brasileiro usa mais internet do que vê televisão

Escrito en BLOGS el
Nos debates de comunicação dos quais tenho participado venho continuamente destacando o papel relevante que a internet tem ganhado no ambiente da comunicação. No início, muitos dos colegas da área desdenhavam os argumentos e pesquisas que apresentava. Felizmente isso tem mudado. Hoje li uma matéria no iG que é mais um elemento importante para se analisar o comportamento do brasileiro como consumidor de comunicação. Por Marco Tomazzoni, iG São Paulo 31/08/2010 14:39 A internet virou a forma de entretenimento favorita entre os brasileiros, acabando com o monopólio da televisão. Pelo segundo ano consecutivo, uma pesquisa realizada pela Deloitte no Brasil e em outros quatro países (Estados Unidos, Japão, Alemanha e Reino Unido) mostrou que a web é o passatempo nacional favorito – ao contrário dos estrangeiros, que ainda preferem a TV. O internauta brasileiro gasta em média, por semana, 17 horas assistindo televisão e cerca de 30 horas navegando na internet. (...) Entre 2000 e 2009, a média de televisores ligados das 18h à meia-noite – o horário nobre da audiência e dos anunciantes – caiu de 66% para 59% e as cinco maiores redes do país perderam juntas 4,3 pontos de audiência. Enquanto isso, no mesmo período o total de aparelhos utilizados para outras funções – TV a cabo, games, etc – cresceu 91%, de 3,5 para 6,7 pontos. Explosão da web Com relação à internet de alta velocidade, o aumento é exponencial: de 100 mil pontos fixos no início da década para 12,2 milhões em 2010, de acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações. Só no primeiro semestre deste ano, a banda larga móvel, o famoso 3G, teve crescimento de 141%, passando de 4,3 milhões de conexões para 10,4 milhões, uma verdadeira febre entre os usuários. Leia aqui a completa.