Carta Maior deixa de ser um site noticioso

Escrito en BLOGS el

Em editorial assinado por Flávio Aguiar e Joaquim Palhares a Agência Carta Maior acaba de divulgar que reformulações a tornarão mais uma página de debates do que uma agência de notícias. Para o jornalismo alternativo trata-se de uma derrota, já que precisamos mais de informações com olhar diferenciado do que de opiniões.

De qualquer maneira, quero cumprimentar aqui deste blog os profissionais que deixam a equipe e com os quais tive o prazer de dividir muitas coberturas em diferentes lugares do mundo. E não exagero: encontrei vários deles na Índia, no Quênia, na Venezuela e em muitas partes do Brasil. De alguns, nesse processo, me tornei amigo.

São talentosos e comprometidos tanto com a luta por esse “outro mundo possível”, quanto com um jornalismo onde valores humanos estão à frente dos valores do mercado. São profissionais que serão disputados por muitos veículos de comunicação, não tenho dúvida.

Mas de qualquer forma é uma pena que esteja ficando cada dia mais difícil produzir jornalismo alternativo e independente da dinâmica do mercado. E que isso tenha relação com a estupidez de alguns que falam em democratização nas comunicações, mas que só fazem é financiar os veículos que produzem informação na dinâmica de uma fábrica de salsichas. E salsichas podres.