Demo-prefeito Kassab: o novo bem-amado da mídia paulista

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É incrível como a mídia comercial paulista é mixuruca. Os jornalões daqui são piores que os jornalecos das cidadezinhas de interior quando o governante de plantão é um dos seus. Um dos exemplos mais gritantes é a forma como a gestão do demo-prefeito Gilberto Kassab é nobremente esquecida pelo noticiário. Parece que a cidade não tem notícia. E que o que acontece de ruim em São Paulo é obra do destino.

Aliás, notícias só as que saem da assessoria de imprensa da prefeitura. Do tipo, “a tentativa de suspender o rodízio em julho demonstrou que ele é de fato algo necessário na cidade”. Nada mais patético.

O prefeito colocou a cidade refém do seu teste (mesmo desaconselhado pelos técnicos da CET, segundo ele) durante duas semanas de um mês de inverno (aumentando a poluição quando as muitas pessoas que têm problema respiratório sofrem mais). E concluiu depois de 10 anos de prática de rodízio, que o trânsito aumenta muito quando todos podem sair com seus carros em qualquer dia da semana. Bidu isso demo-prefeito, hein.

O demo-prefeito poderia ir mais além e dizer que é imprescindível o rodízio enquanto o governo do Estado (há 12 anos e meio controlado pelos tucanos) não cumprir as inúmeras promessas de construção de mais linhas de metrô. Ou ainda não concluir ao menos uma das alças do Rodoanel, o que garantiria a saída de muitos caminhões das marginais Tietê e Pinheiros.

Mas além dessa notícia pouco explorada, há muitas outras pautas que ficam nas gavetas dos nobres diretores de redação dos jornais comerciais. Do tipo: por que será que nossa cidade anda tão escura? Será que nenhum repórter sugeriu fazer uma matéria sobre a não substituição de lâmpadas? Duvido. Também duvido que ninguém tenha sugerido averiguar como está a coleta de lixo e varrição de ruas. Será que estão sendo realizadas as varrições necessárias. Afinal, a cidade anda imunda.

Poderia também se realizar uma boa matéria em qualquer caderno de cidades sobre a tal revitalização do Centro. O que havia sido prometido e o que foi feito? E os Céus, como estão? Na campanha para a prefeitura a dupla Serra-Kassab jurou que daria continuidade a esse programa. Como também disse que continuaria com o Passa Rápido, idéia que simplesmente foi abandonada e ajudaria em muito a garantir a integração metro-trêm-ônibus. E talvez resultasse em melhor mobilidade na cidade, possibilitando até a interrupção do rodízio em julho. Quem sabe, prefeito.

Pode se dar a esse tipo de jornalismo qualquer outro nome, mas acho que o melhor é chamá-lo de jornalismo de conveniência. Quando o governante é da banda que toca com os donos dos veículos, se há o que falar de bom, pauta-se. Se não há, cala-se. E o silêncio é a forma de garantir a esses amigos do dono, a tranqüilidade para fazerem o que entendem com a cidade de todos.

Vivo em São Paulo há 20 anos. Poucas vezes vi a cidade tão abandonada. E a mídia comercial tão calada. A dupla Serra-Kassab é de fato eficiente nesse trabalho de silenciar a mídia. Muito eficiente.