Donato di Mauro, neonazista que postou foto enforcando morador de rua, é preso

Escrito en BLOGS el

Donato di Mauro,  25 anos, que postou uma foto no Facebook enforcando um morador de rua, em Belo Horizonte, com uma corrente, foi preso neste domingo (14). Ele foi tema de um duro post neste espaço. Donato Di Mauro, na verdade chama-se Antônio Donato Baudson Peret. Investigadores da Polícia Civil de Minas Gerais foram até Americana, interior de São Paulo, para prender Donato. Ele chegava na cidade do interior após visita à capital paulista.

Durante a semana passada, a Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernéticos de Minas Gerais passou a investigar a atuação de um grupo neonazista nas redes sociais. Além de Donato, outras três pessoas foram presas em Belo Horizonte. Este grupo pratica agressões contra moradores de rua, usuários de drogas, homossexuais, punks, skatistas e negros.

A prisão do rapaz provou que o mesmo não é "apenas" um desmiolado que propaga suas asneiras na Internet. Donato já responde a dois processos por agressão contra homossexuais em Belo Horizonte e, no momento da sua prisão, foram encontradas com ele duas facas, um facão e um soco inglês.

Donato será indiciado por apologia ao crime, com os agravantes de racismo e nazismo, além de formação de quadrilha.Parabéns a Polícia Civil de Minas Gerais e a Guarda Municipal de Americana, que apoiou a operação. Crimes de ódio e intolerância só terão fim quando existir a certeza da punição dos agressores.

Veja o vídeo do momento exato da prisão de Donato. Reparem como o "machão" neonazista do Facebook  que enforcava virulentamente um morador de rua na outra nota que produzi, se tornou um doce na ação policial. A abordagem, apesar de dura, parece ter sido feita de forma correta. Mas como não sou advogado e nem juiz, talvez alguém com mais preparo jurídico possa nos comentários dizer se a gravação e a ação foram feitas dentro da lei.