Blog do Rovai

Fórumcast, o podcast da Fórum
05 de agosto de 2017, 16h22

Fake news: site diz que Lula vai mudar o nome do Brasil para Cubazuela e matéria viraliza

Fui no Google para tentar achar a origem e cheguei neste site. Só ele deu a matéria. E a publicou no dia 3, anteontem. Ou seja, a viralização foi impressionante.

Um site chamado News Atual está divulgando uma matéria com Lula segurando um copo de cerveja e o seguinte título:

Lula: Quando eu ganhar em 2018 mudarei o nome do Brasil para Cubazuela, e a bandeira será vermelha

O erro da vírgula antes do e faz parte do título original e não é equivoco do blogueiro. Vejam que o povo da redação de lá não é só mentiroso, mas também um tanto analfabetos.

Mas a matéria está circulando aos montes. A recebi em diversos grupos de whatsapp mais ecléticos. Onde há pessoas, digamos, mais inocentes.

Fui no Google para tentar achar a origem e cheguei neste site. Só ele deu a matéria. E a publicou no dia 3, anteontem. Ou seja, a viralização foi impressionante.

O texto é ainda mais bizarro que o título. Segue um trecho:

“Lula disse que escolheu este nome pois representa muito para ele e com certeza será um divisor de águas para o povo brasileiro – que será então o povo cubazuelano.

Lula disse que após a criação do nome, ele consultou pessoalmente vários astrólogos e numerólogos e apresentou o suposto novo nome, e absolutamente todos os astrólogos e numerólogos deram sinal verde e disseram que com este novo nome o nosso país seria uma superpotência intergaláctica cósmica das estrelas do Universo planetário.”

Enfim, amigos, se há muita gente acreditando nisso, começo a achar que o problema não são mais as fake news, mas algo muito mais sério. Por um lado a nossa educação precisa ser completamente repensada, por outro é urgentíssimo democratizar a mídia para impedir que notícias assim pareçam críveis.

PS: Usei a mesma foto do site, Lula com um copo de cerveja, porque não vejo problema algum nisso.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum