Festival Existe Amor em SP foi uma catarse coletiva pela liberdade da cidade

Escrito en BLOGS el

Um festival colaborativo, independente, gratuito e apartidário tomou conta da praça ex-Roosevelt (agora Praça Rosa), no centro de São Paulo, durante todo o domingo.  O Festival Existe Amor em SP foi organizado por coletivos envolvidos com a produção de cultura na capital paulista, com uma boa dose de força da galera do Fora do Eixo.

O evento teve o objetivo de protestar contra uma São Paulo cada dia mais “agressiva, repressiva, individualista, proibida e militarizada”. Para reforçar este protesto, grande parte do publico compareceu vestindo rosa, conform o combinado.

“Enquanto favelas pegam fogo e a polícia ganha status de milícia, o poder político tenta acabar com o público em prol do privado. Acabar com a festa em prol do silêncio. Acabar com o pobre em prol do rico. Acabar com a justiça em prol da ordem”, diz a descrição do evento no Facebook.

Entre as atrações do festival, se apresentaram os rappers Criolo e Emicida, as cantoras Gabi Amarantos e Karina Buhr, além dos grupos Sarau na Quebrada e Matilha Cultural. O evento também contou com diversas intervenções artísticas.

De acordo com a organização, mais de 20 mil passaram pela Praça Rosa. Pela galeria de fotos abaixo dá pra certer que não há exagero na contagem. Inclusive porque dese às 14h  a praça já tinha milhares de pessoas.

Entre os presentes, uma grande parte utilizava adesivos da candidatura Haddad e fazia questão de manifestar de alguma forma sua preferência pelo petista. Mesmo sendo apartidário, este blogueiro sujo não registou um cidadão sequer entre os presentes apoiando a candidatura de Serra.

Um registro importante é que o ato quase não aconteceu, pois na manhã de ontem a GCM foi a praça para impedir a instalação de som e ameaçando prender aqueles que descumprissem a ordem de não realização do evento. Depois de muita negociação, foi assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) onde os organizadores se responsabilizavam por desligar o som até às 22h e também garantiam a segurança dos presentes. Tudo foi cumprido. E mesmo com tanta gente a única ocorrência foi de atentado ao pudor. Porque algumas garotas de um grupo de teatro tiraram a parte de cima da roupa nuna encenação.

A cidade do amor venceu a da proibição e o ódio na tarde e noite de ontem na Praça Rosa, a saber, a Praça ex-Roosevelt. [gallery link="file"]