#Forum10: @jornalismowando, um ícone da doce mídia

Escrito en BLOGS el
Criado há duas semanas, o perfil @jornalismowando já tem mais de 1 mil seguidores no twitter. Isso, porque ele, segundo o seu autor, "ele faz jornalismo com amor". Que é o segredo profissional para o sucesso nessa carreira. Claro que o perfil é o que se convencionou chamar de fake no twitter. E também é uma sensacional sacanagem com a doce mídia, que trata o poder e os poderosos com enorme carinho. O @jornalismowando, nega que seja isso. Mas este blogueiro sujo, como não faz acordos com entrevistados, revela que tudo não passa de uma excelente sacanagem. Se você não conhece esse perfil e usa o twitter, passe a segui-lo. É hilário. Com essa entrevista inauguro uma série delas com personagens da rede que vou fazer durante o dia para a comemoração do aniversário da Fórum. Participe dessa festa que vai durar das 10h às 20h no twitter hoje com a hastag #Forum10. E que continua no dia 24, lá na casa Fora do Eixo, com mais 10 horas de festa presencial. Baixe o convite aqui. Imagine uma categoria @jornalismowando no prêmio Comunique-se, que é celebrado por muitos coleguinhas como o must do reconhecimento profissional, quais seriam os finalistas e para quem iria o troféu deste ano? E por que, querido?
Primeiramente, gostaria de dizer que sou teu fã e acompanho seu trabalho há muito tempo, tá? Olha, querido, primeiro que eu trocaria o nome da categoria Jornalismo Econômico para Prêmio Miriam Leitão.  Além de minha amiga particular, Mi é hon-con-cours nessa área. Bom, respondendo sua pergunta: com certeza, os finalistas da categoria Jornalismo Wando seriam todos globais: Sandrinha (Annenberg) Zeca (Camargo) e Pati (Poeta). A escolha do vencedor eu deixo pros colegas jornalistas. Se bem que depois dessa última entrevista com Dilma, acho difícil minha amiga Pati não levar essa viu, querido?!
No manual de redação do @jornalismowando quais são os principais mandamentos, querido?
Olha, Rê, não sei se vc acompanhou meus primeiros tweets, mas aí vai alguns dos requisitos fundamentais para a boa prática do Jornalismo Wando: 1) Não existe Fernando Henrique Cardoso, nem Fernando Henrique, muito menos FHC. O correto é FERNANDO. Até pq Fernando é um príncipe da sociologia, não um vírus pra ser chamado por uma sigla cafona dessas  2) Jornalismo não se faz com o fígado, nem com o cérebro. Se faz com o coração. É por isso que meu Twitter tem mais de 1000 seguidores em pouco mais de 2 semanas. Jornalismo com amor e afeto = sucesso profissional. Fica a dica para todos os colegas jornalistas.   3) Nasceu com o espírito crítico e investigativo? Então jornalismo não é sua praia, querido. Vá criticar restaurante e cinema ou ser investigador de Polícia. Jornalismo sem sentimento, não faz sentido.
Você acha que o @jornalismowando é uma tendência irreversível? Ou os tais blogueiros sujos têm atrapalhado seu sucesso?
Ótima pergunta, querido. Olha, essa minha aproximação repentina com os colegas jornalistas progressistas foi por pura afinidade sentimental. Acho todo esse pessoal hiper do bem. Infelizmente, alguns colegas meus estão torcendo o nariz pra isso. Mi é uma delas. Até Álvaro (Dias) andou me criticando também. Bom, gente, eu já disse que não sou de direita, nem de esquerda, sou do bem. Simples assim. Mas, confesso que isso tem atrapalhado um pouco meu sucesso sim. A Veja (que eu amo de paixão) me prometeu uma entrevista nas Páginas Amarelas, mas me negou na última hora, pois disseram que eu estou enlameado pelos blogueiros sujos. Fiquei triste, mas não me abati. Continuarei a seguir meu coração e ainda desfilarei meu amor nas páginas da maravilhosa Veja. O amor sempre vence no final.
O senador Álvaro Dias parece ser o seu político favorito, o que você gosta mais nele, do topete ou do estilo meigo e doce com que ele trata o PT e o governo? Aliás, você acha ele poderia ser mais doce com a doce mídia?
Rê, eu tenho muitos amigos famosos em todas as áreas. Acho importantíssimo para todo jornalista ter sempre bons especialistas pra dar aquele toque especial nas matérias. Na área política não poderia ser diferente.  O Álvaro é apenas mais um amigo que eu fiz nesses anos praticando Jornalismo Wando. Nós nos conhecemos numa clínica de estética em Brasília. De lá pra cá foi uma identificação total. E não adianta dizerem que há conflito ético nessa amizade. Quem pratica Jornalismo com o coração e com emoção não passa por esses problemas. Álvaro ficou chateado comigo no twitter quando falei do seu topete. Mas depois ele veio em casa, conversamos e já está tudo bem. Outro dia escreveu no twitter que iria brindar meu sucesso na festa de lançamento do novo site do PSDB. Fiquei até emocionado.
Bom, querido, é isso. Adorei papear com voce, viu?! Foi ótima a oportunidade de poder falar mais. Vc sabe que, apesar de JW ter nascido no twitter, essa plataforma não é a ideal para a prática do jornalismo com afeto. Não cabem tantos adjetivos e palavras carinhosas em 140 caracteres. É por isso que amei de paixão falar um pouquinho mais com vc. Gostaria de deixar um beijo no coração de todos os colegas jornalistas e twitteiros.
PS: Ah, quando estiver sem pauta novamente, use esse bate-bola rápido que eu fiz comigo mesmo. ;)
Um ídolo? Gabriel Chalita.
Uma música? Carinhoso.
Um filme? ? Valente.
Uma comida? ? de frango
Um jornalista? Mi
Um político? Fernando

Temas