Gaúchos avaliam como ruim o governo de Yeda

Escrito en BLOGS el

A aprovação do governo da tucana Yeda Crusius no Rio Grande Sul rola ladeira abaixo. Pesquisa do Instituto da Universidade Luterana do Brasil (DataUlbra), divulgada hoje, quarta-feira (13), aponta que a aprovação do governo dela está em 30,7%. Em abril era de 36%. Em fevereiro de 52%. A pesquisa foi realizada de 4 a 6 de junho. A margem de erro é de 3%.

Do total dos entrevistados, 55,6% disseram não acreditar que Yeda Crusius fará um bom governo. E 65% responderam que ela não está cumprindo as promessas de campanha.

Ruim e péssimo, somados, são 43,3% da avaliação. Contra apenas 16,1% de bom e ótimo. E 34,7% de regular.

A pesquisa também avaliou o governo federal no Rio Grande do Sul. E o resultado de certa forma é surpreendente, já que Lula perdeu para Geraldo Alckmin no Estado.

Agora, 55% dos entrevistados aprovam o desempenho de Lula (índice superior aos 52% verificados em abril). Lula obteve nota 5,7 dos gaúchos. Yeda, reprovada, teve 4,3.

O que isso projeta para o futuro próximo. Na eleição para a Prefeitura de Porto Alegre, o PT passa a ter muita chance de retomar o comando da administração. Há uma disputa interna entre dois candidatos pesos-pesados. O ex-ministro da Reforma Agrária, Miguel Rosseto. E a deputada federal Maria do Rosário. Até Tarso Genro, porém, que sempre foi muito próximo a Rosário, já definiu apoio a Rosseto.

O atual prefeito de Porto Alegre é José Fogaça, do PPS. A avaliação do seu governo também é de média para fraca. E ele é aliado de Yeda.