Imperdível: Enio Squeff apresenta 30 anos da sua arte

Escrito en BLOGS el

Estou fora do Brasil e acabo de saber que perderei dois grandes babados culturais. Um é a pré-estréia da peça Bonifácio Bulhões, do amigo Zé de Abreu, no dia 5, no Teatro Gazeta. Outra é a abertura da exposição do também amigo e artista completo (jornalista, crítico, ilustrador e artista plástico) Enio Squeff. Segue um release do lançamento junto com um vídeo do Enio. Quem o conhece sabe do talento do Enio. Quem ainda não o conhece, favor parar de ler o Estadão...

Segue o release da exposição "Enio Squeff, o pictórico e o crítico".

Enio Squeff expõe na galeria Pintura Brasileira

O artista plástico, que há 30 anos confessou ao seu professor João Rossi que se recusava a começar a pintar "por ter medo de nunca mais parar," apresentará noturnos, nus, paisagens e retratos na galeria Pintura Brasileira, no Jardim Paulistano, em São Paulo. 

Na exposição “Enio Squeff, o pictórico e o crítico”, que começa dia 6 de abril, o artista apresentará mais de trinta obras de sua intensa produção, na qual, além de óleos sobre tela, alinham-se a têmpera e a aquarela sobre papel.

Desde que começou a dar suas primeiras vigorosas pinceladas, Enio Squeff confessa não ter passado um só dia sem desenhar ou pintar. Nos 30 anos de carreira,  tem mostrado que não é preciso ser acadêmico para fazer naturezas mortas, nus e paisagens. São esses os gêneros que o artista expõe na Galeria Pintura Brasileira, até dia 20 de abril.

Ilustrador reconhecido no Brasil, Espanha e Portugal (são centenas de obras ilustradas ao longo de sua carreira), o trabalho de Enio Squeff recebeu elogios recentes da crítica dos países ibéricos em razão das ilustrações feitas para as traduções para o espanhol e o catalão do livro “K”, de Bernardo Kucinski, recém lançado na Europa e para o livro do português Pedro Almeida Vieira “Crime e Castigo no País dos Brandos Costumes”, lançado em 2012.

Seu mais recente trabalho como ilustrador são os mais de 400 desenhos feitos "alla prima” (executados diretamente nas páginas do livro) sobre os sonetos do poeta renascentista Petrarca – numa tradução a sair pela editoras Ateliê em co-edição com a Unicamp.

Reconhecido por muitos de seus colegas artistas como "um pintor para pintores", Enio Squeff já expôs no exterior  (Alemanha, Colômbia, Portugal e Cuba) e vem se dedicando à temática que lhe inspira: a cidade de São Paulo e a Vila Madalena, onde mora e mantém seu ateliê.

Sua mais recente produção é a série "Noturnos", cenas das noites, principalmente paulistanas, em que a poética sugerida por Chopin - uma de suas paixões musicais - é explorada na sua visão muito particular de interiores, bares e paisagens urbanas.

"Ainda que não seja uma retrospectiva, todas as telas da mostra constituem uma espécie de inventário do que conduziu minhas primeiras experiências em aquarela, até chegar ao óleo", diz Enio.

Para o curador e pesquisador de arte, Gilberto Habib Oliveira, Enio Squeff tem uma conexão evidente com a história da pintura paulista. Embora suas telas contestem o suporte tradicional, como, por exemplo, ao fazer a pintura ele “invade” as próprias molduras, sua fidelidade ao pictórico seria uma espécie de celebração à arte em sua história.

Serviço:

Enio Squeff, o pictórico e o crítico

Galeria Pintura Brasileira (rua Groenlândia, 530), Jardim Paulistano, São Paulo.

Quando: De 6 a 20 de abril de 2013.

Abertura: Dia 6 de abril (Sábado), das 11h30 às 15h30.

Visite o site do artista http://squeff.com

Da galeria http://pinturabrasileira.com

Siga-nos no Facebook @enio.squeff