Indígenas e membros da ONU discutem a questão da terra

Desde a última segunda-feira (14) até o próximo dia 25, a sede das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, abriga o sexto período de sessões do Fórum Permanente para as Questões Indígenas. O tema este ano é: "Territórios, terras e recursos naturais". Cerca de dois milhões de indígenas de todas as regiões do mundo estão […]

Desde a última segunda-feira (14) até o próximo dia 25, a sede das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, abriga o sexto período de sessões do Fórum Permanente para as Questões Indígenas. O tema este ano é: "Territórios, terras e recursos naturais". Cerca de dois milhões de indígenas de todas as regiões do mundo estão reunidos na ONU para debater, além do tema especial, sobre desenvolvimento econômico e social; meio-ambiente; saúde; educação; cultura; direitos humanos e o Segundo Decênio Internacional dos Povos Indígenas do mundo.

Estima-se que há 370 milhões de índios vivendo em mais de 70 países, as diferenças culturais entre esses povos é enorme. Mas, os indígenas de todos os lugares compartilham os mesmos problemas: falta de serviços de saúde, limitado acesso à educação, perda do controle sobre suas terras, pobreza, deslocamentos, violáceos aos direitos humanos e marginalização econômica e social.

Leia mais no portal Adital

Avatar de Renato Rovai

Renato Rovai

Jornalista, mestre em Comunicação pela ECA/USP e doutor pela UFABC. Mantém o Blog do Rovai. É editor da Fórum.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR