Blog do Rovai

Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
05 de setembro de 2017, 11h42

Lula e Flávio Dino visitam Porto de Itaqui

O ex-presidente Lula e o governador do Maranhão Flávio Dino visitaram o Porto de Itaqui nesta manhã de terça-feira (5).

Em 2015, o governo do estado retomou a administração do terminal do Porto Grande, que vinha sendo utilizado irregularmente por uma empresa privada. A partir daí, conseguiu crescer 21% em movimentação de cargas e fechou aquele ano com recorde histórico de 21,8 milhões de toneladas.

Até final do ano que vem, estima-se um investimento de cerca de R$ 255 milhões, vindos de recursos gerados pelo caixa da empresa, além de verbas federais e privadas.

É também pelo Porto do Itaqui onde sai boa parte de produtos e subprodutos de mineração, vindos direto de Carajás (PA), pela estrada de ferro que liga a cidade paraense ao terminal maranhense. Além de facilitar a exportação de grãos produzidos por Mato Grosso, Tocantins e pelo próprio Maranhão.

Atualmente, o Itaqui gera mais de 14 mil empregos diretos e indiretos. Seus negócios movimentados são responsáveis por 35% do ICMS arrecadado pelo estado do Maranhão.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum