Nossa democracia racial não é nem pra inglês ver

A nota a seguir faz parte da coluna de Monica Bergamo de hoje, na Folha de S. Paulo. Depois eu ainda tenho que ficar lendo aquelas estapafurdices de pretensos intelectuais que dizem que vivemos numa sociedade onde o problema é apenas social. Nossa democracia racial não é nem é pra inglês ver. "É uma vergonha […]

A nota a seguir faz parte da coluna de Monica Bergamo de hoje, na Folha de S. Paulo. Depois eu ainda tenho que ficar lendo aquelas estapafurdices de pretensos intelectuais que dizem que vivemos numa sociedade onde o problema é apenas social. Nossa democracia racial não é nem é pra inglês ver.

"É uma vergonha eu não encontrar negras desfilando. Estou surpreso", dizia o inglês Michael Roberts na Fashion Rio -ele está fotografando o evento para a revista "Vanity Fair". "Negros são fantásticos, assim como índios e orientais. O Brasil deveria aproveitar sua diversidade." O styling Felipe Velloso, que escolheu modelos de três desfiles, diz que adoraria ter negras na passarela, mas há poucas na profissão. "Veja a TV: você não vê negros em comerciais de pasta de dente."

Avatar de Renato Rovai

Renato Rovai

Jornalista, mestre em Comunicação pela ECA/USP e doutor pela UFABC. Mantém o Blog do Rovai. É editor da Fórum.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR