Blog do Rovai

Fórumcast, o podcast da Fórum
26 de outubro de 2011, 17h49

O fim da novela do cai e não cai de Orlando Silva

Desde quinta-feira quando conversou com o ministro da Justiça José Eduardo Cardoso que Dilma decidiu que era a hora de substituir Orlando Silva. A história foi contada neste post. E tratada por alguns como coisa de boateiro, como nesta nota publicada sem assinatura no Vermelho, página da internet mantida pelo PCdoB e que sempre contou com o respeito e admiração deste ingênuo blogueiro.

A possibilidade de o PCdoB deixar o Esporte e indicar o titular da Cultura também foi cogitada e discutida. O PCdoB não aceitou tratar disso e ainda se mantém firme em querer manter a atual pasta.

Dilma não gosta desta solução.

Quer mudar o partido de área e acha que a crise não é com Orlando, mas com a sigla. Também consideram (ela e seu entorno) que a melhor hipótese é a de abrigar a sigla na Cultura, o que pode ser adiado para a reforma pré-eleitoral.

Por isso o que se discute neste momento no Planalto é a nomeação de um interino para esperar os próximos capítulos desta história. O nome de Aldo também circula forte, inclusive porque ajudaria na sucessão da Câmara. Há um receio no Planalto de que Aldo articule o baixo clero e a bancada rural para disputar a presidência da Casa.

Mas isso, evidentemente, pode mudar. Quem decide é Dilma. E mesmo tendo conversado com muita gente hoje, vai decidir depois de conversar com Orlando. Quer olhar nos olhos do ministro e ver como ele está encarando a saída.

Já escrevi no twitter, mas não custa repetir aqui. Jornalista não deve brigar com fatos, com fontes e nem com o que apura. Deve revelar o contexto de suas apurações, para que o leitor saiba que elas podem não ser conclusivas. Mas se vier a deturpá-las por “torcida”, deixa de ter credibilidade.

Este blog é um espaço de opinião e de jornalismo. Todas as opiniões aqui publicadas refletem as reflexões do assinante. As notícias veiculadas, porém, respeitam a lógica da apuração.

Na sexta conversei com oito pessoas antes de escrever o texto que foi tratado como boataria pelo Vermelho e por algumas pessoas da rede. Aliás, que fique claro, ali anotei, por ter falado com dirigentes do PCdoB, que o partido negava a informação da troca de cadeiras.

A história de que Orlando está saindo por conta do pedido de investigação pelo STF é uma parte dessa história, cujo desfecho já havia sido decidido na  sexta. E que levou Dilma a convidar Lula para uma conversa em Manaus, já que o ex-presidente não teria concordado com a solução.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum