Blog do Rovai

25 de novembro de 2011, 12h02

O reitor da USP e o tapete voador

Era dia 22 de janeiro de 2010, uma sexta-feira, o último dia do professor João Grandino Rodas na direção da Faculdade de Direito, da USP. Na próxima segunda-feira  (25), ele assumiria a reitoria da Universidade, no lugar da professora Suely Vilela. Neste dia, Rodas enviou um ofício ao chefe de gabinete da Reitora da Universidade, professor Alberto Amadio, “emprestando” dois tapetes persas, modelo Hosseinabad, que pertenciam ao mobiliário da Faculdade de Direito, à reitoria.

No texto, alega que os tapetes serviriam para “guarnecer o gabinete do reitor” e que esses mesmos itens estariam “presentemente sem utilização” na Faculdade de Direito. O detalhe é que fez isso sem consultar o professor Antonio Magalhães Gomes Filho, seu sucessor na gestão da congregação do Largo São Franscisco. Os tapetes em questão foram doados à Faculdade de Direito pela Fundação Arcadas, no dia 18 de junho de 2008.

Os documentos que comprovam o narrado acima podem ser conferidos aí embaixo. A ingênua pergunta que este blogueiro se fez é: essa atitude não é bizonha do ponto de vista moral? O reitor tem todo o direito de se explicar e este blog aguarda ansiosamente suas respostas acerca dessas questões.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum