Parlamento do Mercosul é inaugurado em Montevideo

A inauguração oficial do parlamento do Mercosul, ontem, numa cerimônia em Montevideo, Uruguai, abriu mais esperanças integracionistas para a América do Sul ainda que, por hora, o novo fórum será um espaço comum para analisar assuntos comuns sem um poder efetivo de decisão por si mesmo. O órgão parlamentar regional do Mercosul – agrupação formada […]

A inauguração oficial do parlamento do Mercosul, ontem, numa cerimônia em Montevideo, Uruguai, abriu mais esperanças integracionistas para a América do Sul ainda que, por hora, o novo fórum será um espaço comum para analisar assuntos comuns sem um poder efetivo de decisão por si mesmo.

O órgão parlamentar regional do Mercosul – agrupação formada atualmente pela Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela como membros plenos – poderá promover o intercâmbio e a cooperação, inclusive discutir normas comuns, mas estas últimas terão que ser ratificadas por cada um dos órgãos legislativos dos países participantes. O recém-criado órgão tampouco poderão impor medidas que passem por cima das existentes nas respectivas nações integrantes.

Leia mais no portal Adital

Avatar de Renato Rovai

Renato Rovai

Jornalista, mestre em Comunicação pela ECA/USP e doutor pela UFABC. Mantém o Blog do Rovai. É editor da Fórum.