Blog do Rovai

Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
15 de novembro de 2014, 18h05

Pedro Serrano: Lava Jato é a melhor e maior apuração da história da PF

O advogado não acredita que a Lava Jato tenha motivação política ou interesse em criar clima para impeachment ou algo neste sentido.

pedro serranoO advogado e professor de Direito da PUC, Pedro Serrano, foi um dos maiores críticos do processo do mensalão, que ele considerava “um caso fake e  inventado pela imprensa”. Sua opinião é completamente distinta na avaliação da Operação Lava Jato. Ele entende que  ela se trata de algo muito sério e que “tem que redundar em apuração e prisão de gente muito importante”. Para Serrano “a Lava Jato é a melhor e maior apuração da história da PF”.

Serrano, porém, considera que houve exagero nas prisões realizadas ontem e teme que isso possa vir a atrapalhar o processo. “Houve abuso porque as prisões temporárias servem apenas para os investigados realizarem seus depoimentos e a grande maioria dos que foram presos já haviam se colocado à disposição da Justiça. Ao que parece essas prisões foram apenas para criar um clima de espetáculo”. Na opinião dele, o que vale num processo desses é conseguir punir os culpados ao final do julgamento. E fazer barulho na apuração mais atrapalha do que ajuda.

O advogado não acredita que a Lava Jato tenha motivação política ou interesse em criar clima para impeachment ou algo neste sentido. “A investigação tem fatos concretos, provas, nove delações e deve atingir empresários e políticos de alto coturno. Ao que parece tende a ser a maior apuração já realizada de desvio de dinheiro e Caixa 2 da história da República. Mas não me parece algo que guarde relação apenas com um ou outro partido. É algo muito maior”, avalia.

O que Serrano considera mais prejudicial em todo esse processo é a forma como alguns documentos e informações têm sido vazados para a imprensa. “O Ministério da Justiça deveria ter substituído imediatamente todos que estavam sob suspeita de passar dados da investigação, porque o vazamento pode criar problemas futuros ao julgamento”, alerta.

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum