Blog do Rovai

10 de agosto de 2010, 18h21

Plínio: o governo de FHC foi nefasto; o de Lula, frustrante

Na noite de ontem entrevistei pelo tuiter o candidato à presidência da República Plínio de Arruda Sampaio. A entrevista foi acompanhada ao vivo por centenas de tuiteiros. Infelizmente não foi possível interagir com todos e nem enviar ao Plínio todas as perguntas realizadas. Mas algumas foram feitas e podem ser observadas também neste post.

Entrevista ao vivo via tuiter é uma nova modalidade jornalística adotada por este blogue. Plínio foi o segundo a ser entrevistado neste formato. O primeiro, foi o deputado federal Dr. Rosinha (PR).

Novas entrevistas neste formato serão agendadas em breve. E serão anunciadas tanto por aqui quanto pelo meu tuiter: renato_rovai.

1) @pliniodearruda, se eleito presidente quais seriam as primeiras medidas que tomaria. Por quê?

Tweet 1 – As primeiras medidas serão: nenhuma propriedade rural com mais de mil hectares; redução da jornada de trabalho sem redução salarial.

Tweet 2 –  Educação e saúde pública, @renato_rovai.

 

2) @pliniodearruda, o senhor falou muito de distribuição de renda no debate. De que forma a realizaria?

 Tweet 1 – @renato_rovai, as cinco  medidas principais (acima) são todas distributivas. E de distribuição drástica.

Veja também:  Advogados entram com ação no STF pedindo Lula livre por suspeição de procuradores da Lava Jato

3) Dos leitores @mitorinelli e @Theorodrigues – Caso eleito, como trabalharia a governabilidade? Com que partidos faria alianças?

Tweet 1 – Se o PSOL vencer a eleição é porque o povo entendeu a sua mensagem. A correlação de forças será totalmente outra, @renato_rovai.

Tweet 2 – E com apoio do povo não tem Congresso que negue uma medida proposta pelo governo. É isto que é democracia.

4)  @pliniodearruda, depois da última disputa, como ficou sua relação com Heloísa Helena? Qual a diferença de projeto da sua candidatura e da dela?

 Tweet 1 – Heloísa Helena é presidente do PSOL, já declarou que o PSOL tem candidato e respeitará a disciplina partidária. Não temos diferença de projeto.

5) O senhor é histórico defensor da reforma agrária, acredita que ela é possível sem democratizar as comunicações?

 Tweet 1 – A reforma agrária é parte de um processo de profunda democratização do país, e que inclui obviamente a democracia da comunicação.

5) Do leitor @marcos__dantas – Qual a sua posição sobre a @reformaLDA (direitos autorais), Plano de Banda Larga e PL-29?

 Tweet 1 – LDA: sou contra patentes, mas sem duvida é preciso proteger o autor individual da apropriação do seu esforço pelo capital.

Veja também:  Desigualdade: Brasil é o país que mais concentra renda no 1% do topo da pirâmide

 Tweet 2 – PNBL: a favor em regime público; PL-29 sou contra, nosso pessoal da comunicação não concorda.

6)  O senhor acredita na possibilidade de o Brasil implantar um modelo socialista hoje? Como?

 Tweet 1 – O PSOL não está propondo nessa eleição a ruptura socialista, porque não há condições objetivas e subjetivas para tanto.

 Tweet 2 – O programa eleitoral de 2010 inclui soluções concretas, reais, para os problemas atuais do povo brasileiro.

 Tweet 3 – As medidas propostas criarão uma dinâmica política que satisfará as condições objetivas e subjetivas da ruptura socialista.

7) Como avalia os governos FHC e Lula? Nota é simplório, mas no tuiter funciona. Que nota dá para o governo de cada um deles?

 

twett 1: O gov FHC foi nefasto. O gov Lula é frustrante. Notas pros 2? FHC: de 5 a 10, dou 2. Lula: 3, recordação dos bons tempos.

8) @pliniodearruda imagino que o senhor quis dizer de 0 a 10, confere? Por que saiu de 5 a 10…

 

Tweet 1 – Não, é 5 a 10 mesmo. No meu tempo, abaixo de 5 era reprovado direto. Como o Fernando está abaixo da nota de reprovação.

Veja também:  CPI da Lava Jato pode desbaratar organização criminosa de Moro e Dallagnol

9) Do leitor @RafaelBroz para @pliniodearruda – Não acha que o PSOL se prejudica ao ter uma postura anti-PT, não reconhecendo os avanços do governo?

 Tweet 1 – Minha preocupação nesse debate é dizer a verdade. O voto deve ser uma decorrência dessa postura.

 Tweet 2 – Os petistas do velho PT compreendem isso e sabem que eu os respeito muito.

10) Para terminar, qual é o seu grande objetivo nesta eleição? Que caminho o sr. sonha para o Brasil e para o PSOL?

 Tweet 1 Muito obrigado pela entrevista. Muito obrigado aos que acompanharam. O objetivo da campanha é mostrar a realidade ao povo.

 Tweet 2 – Sobre os caminhos do Brasil, desejo um país sem desigualdade, próspero e soberano. Para o PSOL, êxito no esforço de reconstruir o socialismo.

 Obrigado @pliniodearruda. Desejo-lhe sorte na caminhada. Essa foi a primeira entrevista com um candidato à presidência da República feita pelo tuiter. É uma novidade que ajuda na democratização da comunicação.

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum