Blog do Rovai

#Fórumcast, o podcast da Fórum
07 de junho de 2016, 11h04

Redação da Istoé pode parar por falta de pagamento

Salários atrasados, ameaças de demissões e direitos básicos negados. Essa é a realidade dos jornalistas da Istoé, que ameaçam fazer greve caso a situação não seja regularizada.

Não está fácil a situação dos jornalistas da Istoé. Eles já pensam em paralisar as atividades como forma de pressionar a Editora Três a regularizar as condições oferecidas aos funcionários. Segundo o blogue apurou, são cerca de 80 profissionais na empresa, responsável também por outros veículos, como as revistas Planeta, Motor Show e Menu. Desse total, apenas 10% possuem carteira assinada.

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) já processou a editora três vezes no último ano, mas as irregularidades persistem. Em dezembro, foi feita uma negociação para o pagamento do 13º salário daqueles que atuam como pessoa jurídica. O prazo venceu em maio e a empresa, mais uma vez, adiou o acerto de contas alegando falta de verba.

O curioso dessa história toda é que a editora comemorou o impeachment e chegou  a anunciar que isso resolveria seus problemas econômicos. Mas, com toda essa confusão, é possível que a revista Istoé chegue atrasada ou sequer chegue às bancas nessa semana.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum