Relatório aponta desafios para o Brasil

Foi lançado, no último dia 24, o relatório sobre os resultados do Seminário Acesso à Informação como Instrumento de Mudanças Sociais. O evento, ocorrido em março, em São Paulo, marcou a fundação no Brasil da organização inglesa Article 19, que tem como eixo de atuação a luta pelo direito à informação pública no país. O […]

Foi lançado, no último dia 24, o relatório sobre os resultados do Seminário Acesso à Informação como Instrumento de Mudanças Sociais. O evento, ocorrido em março, em São Paulo, marcou a fundação no Brasil da organização inglesa Article 19, que tem como eixo de atuação a luta pelo direito à informação pública no país. O encontro contou com a participação de 45 entidades envolvidas na defesa do direito à comunicação.

O relatório descreve as discussões que ocorreram durante o seminário, fornecendo um diagnóstico da situação atual da liberdade de informação no país e uma visão geral dos principais obstáculos à realização do ‘direito a saber’. Os participantes identificaram inúmeros desafios que precisam ser enfrentados para que tenhamos governos mais transparentes. Entre eles, estão: o predomínio de uma cultura do segredo na administração pública brasileira, a tendência de apropriação pelos gestores públicos das informações públicas como se delas fossem proprietários, a falta de precisão e integralidade das informações fornecidas, a descentralização desnecessária das fontes de dados e a excessiva burocracia no funcionamento dos órgãos públicos.

Leia mais no portal Observatório do direito à comunicação

Avatar de Renato Rovai

Renato Rovai

Jornalista, mestre em Comunicação pela ECA/USP e doutor pela UFABC. Mantém o Blog do Rovai. É editor da Fórum.